Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Fisioterapia Dermato Funcional: nova especialidade da fisioterapia

Dividida em duas áreas, reparadora e estética, entenda o que é e as principais funções
Por: Bruna Sarga 13/10/2017 - 10:23 - Atualizado em: 13/10/2017 - 10:26
Fisioterapia Dermato Funcional: nova especialidade da fisioterapia
Fisioterapia Dermato Funcional: nova especialidade da fisioterapia
Hoje, no dia 13 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. A data, tradicionalmente comemorada pela categoria, é um marco na criação das profissões que foram regulamentadas pelo Decreto Lei nº 938 em 13 de outubro de 1969. Por lidarem com áreas semelhantes, a fisioterapia e a terapia ocupacional são facilmente confundidas. 
 
No entanto, à medida que o terapeuta ocupacional planeja e realiza atividades no âmbito cognitivo, comportamental e social que possibilitam uma melhoria na vida do paciente, o fisiotepeuta previne e trata distúrbios biomecânicos e dos sistemas do corpo humano gerados por mudanças genéticas, lesões ou doenças adquiridas. 
 
Expandindo o seu campo de atuação, há uma especialidade que muitas pessoas nem imaginam que faça parte do ramo da fisioterapia. Você já ouviu falar em fisioterapia estética? Entenda o que é e as principais funções. 
 

Fisioterapia para reabilitar e prevenir 

O fisioterapeuta trabalha na reabilitação de doenças decorrentes de fraturas, má-formação por questões genéticas, vícios de postura e até reabilitação neurológica. Talvez essa última cause estranheza, mas não é raro o fisioteaupeta tratar de pacientes que sofreram lesões cerebrais
 
Alguns traumas como derrames, lesões na cabeça ou encefalite, por exemplo, geram deficiência cognitiva como a perda de atenção, perda da memória ou disfunção motora. Nessas situações, o fisioteaupeta atua na recuperação de movimentos e funções básicas, como andar ou levantar as mãos.
 
O fisioteaupeta também procede em casos de prevenção. Ele realiza intervenções no ambiente empresarial para manter e prevenir a saúde dos trabalhadores. Assim como em áreas esportivas, quando avalia o condicionamento físico de atletas e previne possíveis lesões. 
 

Mas o que seria a fisioterapia estética?

Conhecida como Fisioterapia Dermato Funcional essa especialidade clínica é dividida em duas áreas: reparadora e estética. A primeira objetiva promover a recuperação da pele tanto no acompanhamento no pré quanto no pós-operatório de intervenções cirúrgicas, além de tratar de problemas como cicatrizes, feridas e queimaduras. 
 
Já a área estética intervém contra o envelhecimento cutâneo que gera rugas e manchas na pele, acne, gordura localizada, celulite, estrias entre outros.
 
Os recursos utilizados pelos profissionais podem ser de ação isolada como a massoterapia ou aliado a outros agentes que podem ser térmicos, elétricos, mecânicos e fototerapêuticos.
 
Localizada na Av. Alcindo Cacela, número 395, a Clínica de Fisioterapia da Universidade da Amazônia -  FISIOCLÍNICA, oportuniza aos alunos colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. Na clínica, eles lidam com os pacientes  e, acompanhados por profissionais especializados, são capacitados nas especialidades oferecidas na unidade como, por exemplo, Triagem e Avaliação Fisioterapêutica, Fisioterapia Cardiorespiratória e
Fisioterapia Neuropediátrica
 
Os tratamentos são abertos ao público em geral por um valor simbólico, mas para ter acesso é preciso ter o encaminhamento de um médico.  
 
 
 

Você já conhecia a área da Fisioterapia Dermato Funcional? Nos conte nos comentários. 

 

Comentários