Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Fisioterapia neurofuncional previne doenças do sistema nervoso

O serviço é oferecido na Fisioclínica da UNAMA, de segunda a sexta
Assessoria de Imprensa Por: Alessandra Fonseca 04/04/2017 - 09:41
atendimento fisioterapia
Os resultados da fisioterapia neurofuncional surgem após algumas sessões
As doenças neurológicas, geralmente, causam problemas temporários ou permanentes, que podem prejudicar o indivíduo em suas funções diárias.  Porém, a reversão deste quadro é possível e a fisioterapia neurofuncional exerce um papel fundamental na reabilitação, adaptação e interação do paciente. Este é um dos serviços oferecidos pela fisioclínica da Universidade da Amazônia, que atende diariamente pessoas com este quadro e trabalha para a melhoria de quem é atendido. A Fisioclínica da UNAMA funciona de segunda a sexta, de 8h às 20h, na Avenida Alcindo Cacela. Para agendamentos basta ligar no 4009-3069.
 
O serviço deve ser aplicado para pessoas que apresentam doenças que afetam o Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico, dentre elas podemos citar AVE (Acidente Vascular Encefálico), TCE (Traumatismo CranioEncefálico), Traumatismo Raquimedular, Paralisia Cerebral e Lesões em nervos periféricos, respectivamente. Todas as atividades realizadas na clínica escola são feitas por os alunos do último semestre do curso de Fisioterapia e realizam atendimentos dos pacientes sob a supervisão dos professores.
 
De acordo com a professora responsável pelo atendimento Lucy Leão, os primeiros sintomas a serem analisados são tonteiras e/ou zumbidos, perda de equilíbrio e quedas; Dificuldades para caminhar ou para se mover durante as atividades do seu dia a dia; Dificuldades para movimentar alguma parte do seu corpo que não seja em decorrência de algum trauma ou doença nos músculos e/ou ossos e alterações na sensibilidade de alguma região corporal.
 
Os resultados da fisioterapia neurofuncional surgem após algumas sessões, dependendo de cada caso, com a melhora das sequelas apresentadas pelos pacientes e retorno as suas atividades de vida diária, segundo a professora Lucy Leão. “O paciente deve fazer sua inscrição pelos telefones da clínica ou comparecer até a recepção e os professores agendarão as avaliações, no qual atendemos a população em geral”, explicou a professora.
 
Terapia Ocupacional realiza reabilitação neurológica
A Clínica de Terapia Ocupacional (CLITO) da Universidade da Amazônia (UNAMA) também faz atendimentos especializados na área até duas vezes na semana, nos turnos da manhã e tarde, por valores simbólicos para toda a comunidade. Os serviços são realizados para pessoas com dificuldades de desempenhar as atividades do cotidiano decorrente de sequela neurológica, podendo ser encaminhado por outro profissional de saúde ou demanda espontânea. Em media, são feitos 25 atendimentos por dia na Clínica localizada no campus Alcindo Cacela, bloco L 1º andar, por agendamento no número 9991269460.
 
De acordo com a preceptora do curso de Terapia Ocupacional, Lívia Pontes, o serviço ofertado pela CLITO, surge para oferecer à sociedade a possibilidade de ter acesso ao profissional qualificado para vigiar e estimular o desenvolvimento neuropsicomotor e à reabilitação física da criança ao idoso, bem como oferece adaptações e órteses a fim de auxiliar na função que se apresenta deficitária, com baixo custo para os usuários do serviço.
 

Comentários