Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Você sabe o que é e de onde surgiu Corpus Christi?

Conheça a origem da data que marca a celebração do Santíssimo Sacramento católico
Por: Camilla de Assis 14/06/2017 - 10:02 - Atualizado em: 15/06/2017 - 14:52
Oração
Oração
Se você é católico, provavelmente deve saber de onde surgiu a celebração de Corpus Christi. A data, de grande importância para os cristãos católicos, teve origem lá no século XIII, na Bélgica, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon alegou ter tido visões de Jesus Cristo pedindo que o mistério da Eucaristia tivesse uma celebração mais destacada no mundo.
 
 
No Brasil, neste ano, Corpus Christi é celebrado nesta quinta-feira (15). A data é comemorada 60 dias após a Páscoa, podendo cair entre os meses de maio e junho. Além disso, a celebração também só será realizada em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus se reuniu com seus apóstolos para a Última Ceia e onde se instituiu o sacramento. 
 
Celebração no Brasil
 
No Brasil, a celebração de Corpus Christi é feita por meio de missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento, realizados pelas igrejas católicas. Além disso, aqui também se marca a data com a confecção de tapetes coloridos nos chãos das ruas. Essa prática atinge não somente as igrejas, mas também está disseminada através de comunidades, bairros e até mesmo colégios.
 
A tradição é oriunda de Portugal e chegou ao Brasil com a colonização do país. A confecção dos tapetes é delicada, cuidadosa e os desenhos trazem as figuras e fazem ligação com Cristo, pão e vinho. A peças não são realizadas com linhas, como os tapetes mais comuns, mas com diversos outros materiais, como, por exemplo, borras de café, ferragens, pó colorido, entre outros.
 
Gostou? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários