Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba como cuidar da sua pele no verão

Profissional dá dicas valiosas para manter a pele linda e hidratada durante a estação mais quente do ano
Por: 17/01/2018 - 10:17 - Atualizado em: 19/01/2018 - 09:24
Profissional dá dicas valiosas para manter a pele linda e hidratada durante o verão/Freepik
Profissional dá dicas valiosas para manter a pele linda e hidratada durante o verão/Freepik

Por Rafaella Sabino

O Verão é a estação mais esperada do ano. Com céu azul, sol a pino e altas temperaturas, é quando as pessoas mais viajam, frequentam praias e praticam atividades ao ar livre. Porém, também é uma época de ter maiores cuidados com a pele, principalmente com a proximidade do Carnaval. Ao tomar pequenas precauções, evita-se problemas com a saúde a pequeno, médio e longo prazo. Para dar dicas sobre o assunto, conversamos com Nely Varela, fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Dermato Funcional e professora do curso de Estética e Cosmética. Confira!

Antes de tudo, hidratação

Manter a limpeza e a hidratação é o primeiro passo para ter uma pele saudável. E no verão, nada melhor que um banho para ficar livre do suor. Porém, evite a água muito quente, pois resseca a derme, retirando a gordura natural que a protege. O sabonete age da mesma maneira. O ideal é o uso de antissépticos nas axilas, pés e região íntima. Depois, é importante passar um hidratante, principalmente nas partes mais ressecadas, como joelhos, mãos, pés e cotovelos.

Aliado a isso, é imprescindível se hidratar bastante com a ingestão de líquidos, como água, suco de frutas, chá gelado, água de coco e isotônicos. Evite bebidas alcoólicas, pois o etanol age no organismo diminuindo a produção do hormônio antidiurético, fazendo com que o corpo elimine mais água.

Cuidados com o sol forte

O uso do protetor solar, que deveria ser um costume diário, precisa ser intensificado durante o verão. A aplicação deve ser feita 30 minutos antes de sair ao sol e refeita a cada duas horas, principalmente para quem está tomando banho de mar ou piscina. Além disso, deve-se evitar a exposição solar entre 10h e 16h.

Nely Varela destaca algumas precauções para evitar manchas. “Não manuseie limão e outras frutas cítricas sob o sol, pois podem causar lesões, bolhas e manchas escuras na pele. Outros tipos manchas, principalmente em pessoas com predisposição genética ou hormonal, assim como cicatrizes e tatuagens, precisam de cuidado redobrado”, afirma.

“A falta de proteção pode ocasionar queimaduras que, com o tempo, podem se transformar até mesmo em um câncer”, explica ressaltando que, na hora da proteção, vale investir também em óculos escuros, chapéu e camisa UV.

Mantenha a pele seca

A mistura de sol, areia, água e suor é o ambiente perfeito para a proliferação de fungos, por isso é importante manter a pele sempre seca. Deve-se evitar ficar com roupas molhadas por muito tempo e usar tecidos quentes e justos. Quando terminar o banho de mar ou piscina, o ideal é tomar uma ducha de água doce e colocar roupas secas. Outra dica é dar preferência aos calçados abertos.

Nely Varela atenta para outros problemas que podem surgir com o calor. “Há um aumento no caso de micoses, podendo levar até a uma infecção. Também pode ocorrer a acne solar. A mistura de calor, suor e protetor aumenta a oleosidade da pele e favorece o aparecimento de bolinhas nos ombros, peitos e costas”, explica.

Boa alimentação: Saúde e bronzeado

Alimentar-se bem é importante para manter a saúde por dentro e por fora - pele, cabelos e unhas. Dê preferência a saladas e frutas (não esquecendo de lavá-las bem), carnes leves e grelhadas e produtos integrais. Diminua os aperitivos, frituras, sorvetes cremosos, carboidratos, dentre outros alimentos prejudiciais. Para quem deseja manter o bronzeado e a pele hidratada, deve investir em alimentos ricos em carotenóides (amarelos e vermelhos), como cenouras, beterrabas, maçãs, mamão, abóbora, além de folhas verdes escuras

Tratamento estético e sol não combinam

Segundo a fisioterapeuta em Dermato, a melhor época para fazer tratamentos estéticos é durante o outono e o inverno, quando a temperatura está mais amena. “Lasers e peelings devem ser feitos com cautela. Alguns tipos são contra-indicados por danificarem a camada superficial da pele, deixando-a mais sensível. Com isso, caso venha a ter uma exposição solar, poderá apresentar manchas, muitas vezes irreversíveis para o paciente”, afirma.

Porém a professora endossa que há tratamentos que podem sim ser feitos durante o verão e, inclusive, são muito procurados, como drenagem linfática, fortalecimento muscular, radiofrequência, redução de medidas, criolipolise, hidratação corporal e facial, dentre outros. “O ideal é o tratamento à base de hidratação, uso de clareadores ou ácidos não fotossensibilizantes, com concentrações mais leves, mas ainda sim, com cuidados quanto a exposição ao sol”, frisa.

E você, como tem cuidado de sua pele durante este verão? Conta para a gente! Conheça também o nosso curso de Estética e Cosméticos!

Comentários