Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia do Esteticista: profissionais oferecem cuidados que ultrapassam a linha da beleza física

Celebrado em 18 de janeiro, o dia dedicado aos profissionais de Estética e Cosméticos é também dia de valorização da área que cuida tanto da aparência quando da saúde
Por: Camilla de Assis 18/01/2017 - 08:00 - Atualizado em: 18/01/2017 - 08:47
Foto: Freepik
Conheça mais sobre a profissão de esteticista
Regulamentada por Lei em 2012 pela então presidente Dilma Rousseff, a profissão de esteticista é uma das mais importantes na sociedade contemporânea. Isso pode ser facilmente observado quando reparamos, em todos os meios de comunicação existentes, inclusive nas redes sociais, o aumento da procura pelos cuidados com o corpo. 
 
 
Seja no processo de limpeza de pele, drenagem linfática, entre outros, o esteticista está intimamente ligado a todos esses processos. Segundo a coordenadora do curso de Estética e Cosméticos da Universidade da Amazônia (UNAMA), Elizabete Rodrigues, a Região Norte do Brasil oferece um mercado promissor para a área. “As pessoas acabam, neste momento em que vivemos, buscando por mais por qualidade de vida e a Estética pode proporcionar o que as pessoas querem, que é envelhecer, mas com essa qualidade”, afirma.
 
O que faz o profissional 
 
O profissional de Estética e Cosméticos trabalha com procedimentos faciais e corporais, que auxiliam na construção do processo de beleza e saúde dos clientes. Os esteticistas atuam com limpeza de pele, peeling, acne, redução de medidas, flacidez, celulite, pré e pós cirurgias plásticas, entre outros. 
 
A contribuição do serviço do esteticista vai além da beleza externa e se torna um serviço à saúde. “O profissional de Estética colabora com a auto estima das pessoas que de alguma forma não estão satisfeitas com o rosto ou com o corpo, e acabam ficando tristes e depressivas. Então, o papel do esteticista é dar a satisfação desejada”, conta Elizabete.
 
Mercado do esteticista
 
Embora o País viva um momento de instabilidade econômica, o setor de Estética está “assegurado”. Isso pode ser comprovado com uma pesquisa realizada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), que revela o panorama do setor para o ano.
 
Nos últimos 20 anos, o faturamento líquido de imposto sobre as vendas da área passou de R$ 4,9 bilhões, em 1996, para R$ 42,6 bilhões em 2015. Esses números significam um crescimento médio de 11,4%.
 
O tecnólogo
 
O curso de Estética e Cosméticos tem duração de três anos, em que os estudantes vão aprender a lidar com diversos procedimentos, tanto por meio de aulas teóricas como nos laboratórios, durante as aulas práticas. 
 
Disciplinas diferenciais como pré e pós operatório de cirurgia plástica, drenagem linfática, eletroterapia, procedimentos estéticos faciais e corporais como maquiagem, visagismo, podologia e capilares são lecionadas durante o curso. Além disso, o estudante ainda deve passar por um período de estágio na clínica escola, com orientação de professores, onde participa de processos estéticos oferecidos à população.

Comentários