Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Geólogo: o tradutor da natureza

Estes profissionais investigam os processos naturais para otimizar a vida do ser humano no planeta. Conheça mais
Por: Paula Brasileiro 30/05/2017 - 12:00 - Atualizado em: 30/05/2017 - 07:35
Você sabe o que faz um geólogo? Confira
Você sabe o que faz um geólogo? Confira

Sedimentologia, Paleontologia, Petrografia, Geomorfologia. Essas palavras podem parecer estranhas para boa parte das pessoas, mas não para aqueles que estudam e se dedicam à Geologia, os Geólogos. Estes profissionais, de atuação ainda um tanto desconhecida, são de extrema importância para a sociedade pois são eles que descobrem e traduzem determinados processos naturais para ajudar a humanidade a viver melhor no planeta Terra.

 

Que tal conhecer o curso de Geologia da UNAMA?

 

Mas, não só os termos técnicos desta área profissional causam estranheza, o próprio nome desta ciência pode soar diferente para alguns. "O mais engraçado é que normalmente (as pessoas) não entendem: Geologia; Biologia; Teologia? Escutam tudo, menos Geologia", brinca o geólogo Rafael Oliveira Santana, Doutorando em Geologia Regional. Rafael descobriu a área através de um familiar, e decidiu aliar à nova descoberta o seu interesse pela natureza na escolha do seu caminho profissional: "Sempre gostei de ir para locais onde a natureza era o ator principal, como a Chapada Diamantina. Me interessava pela questão do solo, da rocha, até que um dia um tio meu me apresentou essa ciência e eu falei: 'é isso que eu quero pra mim'".

 

Gostar de natureza, aliás, é ponto crucial para quem deseja se dedicar a esta profissão. O geólogo estuda e investiga  as ações de forças naturais sobre o planeta, além de atuar na localização e extração de recursos como petróleo, águas subterrâneas e carvão mineral, entre outros. Rafael explica o ofício: "Tudo que temos ao redor são recursos energéticos. Tudo isso é o geólogo que é capaz de encontrar, mensurar quanto tem e dizer como se extrai." Ele esclarece que o trabalho com minerais e metais (ferro, cobre, alumínio e ouro, entre outros) e petróleo são os dois grandes ramos da área, mas que também é possível trabalhar com recursos hídricos, licenciamento ambiental para obras e empreendimentos, geologia forense e geologia médica, etc.

Rafael Oliveira em campo, na cidade de Remanso, interior da Bahia, na procura de minério de ferro.

 

E, em se falando sobre campo de atuação, são diversas as opções para os profissionais deste segmento. Eles podem trabalhar em empresas de mineração, de prospecção de águas subterrâneas, petrolíferas e nas que atuam voltadas ao meio ambiente. Mas, para ser um bom geólogo, não é suficiente gostar de estar perto da natureza, é preciso ter afinidade com tecnologia e 'botar a mão na massa', como conta Rafael: "Você tem que gostar de trabalhar em campo, no escritório e no laboratório. Tem que ser versátil, estar sempre se atualizando e gostar também de informática, porque muitos softwares que utilizamos são atuais e é preciso ter aquele conhecimento técnico." O profissional diz que o trabalho é duro, mas a recompensa em se fazer o que gosta é o diferencial: "É você ficar 30 dias na Amazônia, passando 'perrengue', e outras inúmeras situações adversas que passei, mas que só me deixaram feliz e cada vez gostando mais dessa ciência maravilhosa que é a geologia".

 

Interessou? Conheça aqui o Laboratório de Geologia da UNAMA.

 

Comentários