Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Biodiversidade: diferenças que dão liga para a vida no planeta

A diversidade da natureza viva existente na Terra é o que nos proporciona as condições ideais de sobrevivência nela. Saiba mais
Por: Paula Brasileiro 22/05/2017 - 00:00 - Atualizado em: 22/05/2017 - 13:08
22 de maio é um dia para refletir sobre a proteção da biodiversidade
22 de maio é um dia para refletir sobre a proteção da biodiversidade

Uma costa marinha de 3,5 milhões de km² - com ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos - a maior floresta tropical e maior planície inundável do mundo - a Floresta Amazônica e o Pantanal, respectivamente - um Cerrado de savanas, vastos campos dos Pampas, a Caatinga e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Este é o Brasil, um país de proporções continentais e uma flora e fauna de riquezas incontáveis que são consideradas a maior biodiversidade do planeta.

 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente,  o Brasil ocupa o posto de  principal nação entre os 17 países de maior biodiversidade do mundo. Muitas das espécies brasileiras têm importância econômica mundial, como o abacaxi, a castanha do pará, a mandioca, o caju e o amendoim. Sem contar na grande sociobiodiversidade do país, representada por mais de 200 povos indígenas e por diversas comunidades quilombolas e caiçaras, que reúnem um amplo acervo de conhecimentos tradicionais acerca da terra e da natureza como um todo.

Além disso, o território nacional possui mais de 120 mil espécies de animais e 40 mil de plantas. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), o Brasil possui cerca de 713 espécies de mamíferos, 1.900 de aves, 738 de répteis, 934 de anfíbios, 4.774 de peixes e outras 100 mil de animais invertebrados. Porém, o mau uso dos recursos naturais, por parte dos homens, tem provocado um severo ciclo de extinção de espécies e incalculável redução desses recursos, comprometendo, assim, a sustentabilidade do meio ambiente.

Conscientização

Para alertar e conscientizar a população, não só a brasileira mas a de todos os países, quanto a necessidade de cuidar do meio ambiente, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado mundialmente em 22 de maio. O objetivo desta data é incentivar a proteção aos seres vivos e alertar sobre a urgência de se conservar a diversidade de vida no planeta.

Amazônia

Cerca de 80% das espécies da fauna brasileira podem ser encontradas na Floresta Amazônica. Ocupando mais de 61% do território brasileiro, ela é a floresta tropical de maior extensão em todo o mundo e seus rios representam a maior reserva de água doce mundial. Lá também são encontrados grandes ecossistemas tropicais de características diversas, além de  relevo variado e clima quente e úmido.

Com tanta riqueza e diversidade, a Floresta Amazônica vem sendo alvo de crimes ambientais, exploração e, até mesmo, biopirataria. Para evitar tais crimes e proteger esse acervo natural, várias organizações se empenham na preservação da floresta e de suas espécies. Conheça algumas delas.

Imazon - Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia

O Imazon é um instituto de pesquisa que tem por objetivo estimular o desenvolvimento sustentável na Amazônia através de estudos. O instituto auxilia na criação de políticas públicas e na formação de pesquisadores que entendam e solucionem os problemas existentes na floresta.

Amazonlink

Organização sem fins lucrativos que oferece informações atuais sobre a Amazônia estimulando sua preservação e buscando melhores condições de vida para sua população.

Fundação Vitória Amazônica

Entidade socioambiental que trabalha em função da conservação da biodiversidade da Amazônia através de projetos, estudos e práticas sustentáveis que auxiliam no desenvolvimento humano na bacia do Rio Negro.

INPRA - Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes

Levando em seu nome uma homenagem a Francisco Alves Mendes Filho - o Chico Mendes, seringueiro assassinado por defender trabalhadores e populações locais da Amazônia - o instituto promove ações que ajudam na preservação, conservação ambiental e promoção humana, através de empregos, técnicas, eventos, pesquisas e projetos.

 

E você, o que faz para proteger e preservar nossa natureza? Conta pra gente!

 

Comentários