Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Enfermeiro: qual a importância desse profissional na atenção básica à saúde?

A atenção básica à saúde da mulher e da criança é uma das principais atribuições da área de Enfermagem
Por: Henrique Nascimento 26/10/2017 - 19:03 - Atualizado em: 27/10/2017 - 09:42
Trabalho de atenção básica à saúde corresponde a uma das principais funções da área. Foto: Freepik
Trabalho de atenção básica à saúde corresponde a uma das principais funções da área. Foto: Freepik

A Justiça Federal, à pedido do Conselho Nacional de Medicina, liberou no início do mês de outubro deste ano uma liminar que impedia enfermeiros de prescrever medicamentos, realizar consultas e solicitar exames. Cerca de 15 dia depois, com vários protestos de profissionais de Enfermagem ocorrendo pelo Brasil, a liminar foi suspendida pelo Tribunal Regional Federal até que seja julgado o mérito do processo.

 

A medida provocou problemas, atingindo os Postos de Saúde da Família atendidos pelo SUS. São nesses espaços que grande parte da população recebe os cuidados básicos de atenção à saúde, principalmente os que se referem a saúde da mulher e da criança. A enfermeira ou o enfermeiro são tidos como peça fundamental na área, realizando consultas e solicitando exames básicos. Esse trabalho de atenção básica à saúde corresponde a uma das principais funções da área. Entenda!

O que são programas de atenção básica à saúde da mulher e da criança?

Adriana Pinheiro, coordenadora da graduação em Enfermagem da UNAMA, explica que os programas de atenção básica à saúde da mulher e da criança são “baseados em políticas do Governo Federal que visam o atendimento humanizado e adequado para atender às necessidades da mulher, que inclui seu período de gravidez, e principalmente para que a criança já nasça com os seus direitos à saúde adquiridos”. A faixa etária atendida de crianças vai desde o nascimento até os doze anos de idade.

Qual a importância do enfermeiro na atenção básica à saúde?

“O enfermeiro é o profissional que está à frente da saúde na atenção básica, é ele que coordena esses programas”, explica Adriana. Ou seja, o profissional de Enfermagem irá atuar na política nacional de atendimento integral à saúde da mulher e da criança por meio da viabilização dos programas de atenção à saúde. Será o enfermeiro o responsável por acompanhar o período pré-natal da mulher grávida. Durante o Outubro Rosa, por exemplo, ele reforça as ações relacionadas a doenças que mais atingem mulheres como o câncer de mama e o câncer de colo de útero. Solicitando também exames para identificação de doenças sexualmente transmissíveis.

Como funciona a atenção básica à saúde para crianças?

Após o acompanhamento pré-natal, a criança passa  a ter outros cuidados relacionados ao seu desenvolvimento. São implementadas “consultas de acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança, também incentivando a imunização, a vacinação”, destaca Adriana. Sem esquecer da saúde da mãe, realizando ações preventivas de doenças que causam a mortalidade de mulheres após o parto.

Como o enfermeiro se prepara para atuar na atenção básica à saúde?

Por ser uma atribuição fundamental desse profissional, durante a graduação em Enfermagem as alunas e alunos entram em contato com as disciplinas de cuidado integral com a saúde da mulher, da criança, do adolescente e do adulto. Adriana Pinheiro faz questão de ressaltar que é importante que estudante tenha contato com esses conteúdos desde os primeiros anos do curso. Seja de forma teórica, em sala de aula, seja de forma prática, realizando ações para promover a atenção básica à saúde.

Trote Legal -  levando saúde através da educação

Em março deste ano, os alunos do primeiro período do curso Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da unidade da UNAMA em Ananindeua participaram da ação ‘Trote Legal’. Acompanhados de parte do corpo docente, eles visitaram o Centro Comunitário de Levilândia, comunidade próxima a instituição de ensino, promovendo ações relacionadas a prevenção do câncer de colo de útero, câncer de colo de mama, realizando também testes de glicemia e aferição da pressão arterial.

Os coordenadores dos cursos ficaram responsáveis por apresentar palestras. Os alunos participaram principalmente das atividades lúdicas com as crianças de uma escola próxima ao Centro Comunitário, “falando de higienização, escovação dos dentes, combate ao aedes aegypti. Tudo isso implementado principalmente por meio da educação em saúde, que é o empoderamento desse indivíduo sobre as informações e encaminhamento ao posto de saúde do seu bairro para realizar exames”, relata Adriana.

O trabalho dos profissionais de Enfermagem vai além do ambiente hospitalar e se torna fundamental na prevenção e tratamento de diferentes problemas de saúde. Caso a liminar da Justiça Federal venha a ser aprovada, grande parte da atuação profissional dos enfermeiros será modificada, podendo trazer problemas no atendimento básico de saúde.

 

Tem interesse na área? Conheça o curso de Enfermagem da UNAMA!

 
Galeria: 
TROTE LEGAL TROTE LEGAL TROTE LEGAL TROTE LEGAL TROTE LEGAL

Comentários