Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Programa de Monitoria na área de Saúde: enriquecimento intelectual e curricular

Entenda como funciona e como participar
Por: Bruna Sarga 13/10/2017 - 12:26
Programa de Monitoria na área de Saúde
Programa de Monitoria na área de Saúde
O Programa de Monitoria é uma atividade extracurricular, em auxílio aos estudantes, que objetiva minimizar as dificuldades que podem ocorrer no processo de aprendizagem durante o curso de graduação. O programa também é uma oportunidade para quem pretende seguir carreira acadêmica pois, sob a supervisão de um professor, o aluno monitor vivencia a iniciação à prática docente. Confira como funciona a monitoria nos cursos da área de saúde e quais as atividades realizadas por um monitor. 
 

Monitoria na área de Saúde

Cursos como Enfermagem, Medicina, Radiologia, Fisioterapia, Nutrição e diversos outros da área de saúde, exigem dos alunos um contato imediato com materiais e equipamentos de laboratório. Também fazem parte do primeiro ano de faculdade disciplinas de Anatomia Humana e Fisiologia. De modo geral, por serem conteúdos que abrangem muita informação minuciosa, sempre há alunos que apresentam, em algum grau, dificuldades no decorrer das aulas. 
 
O monitor reduz as dúvidas dos discentes em relação aos conteúdos teóricos e práticos trabalhados em sala aula, auxilia o professor na correção de provas e também precisa entregar relatórios de suas atividades em datas estipuladas.
 
Por também ser aluno, ele tende a apresentar maior empatia quantos aos problemas enfrentados nos cursos de graduação como, por exemplo, insegurança nas vésperas de avaliações, acúmulo de leituras e trabalhos etc. Nesses momentos, o monitor pode atuar como um mediador e conversar com o professor para ponderar soluções efetivas para a classe. 
 
O ex-monitor do curso de Enfermagem, Diego Arruda, fala  sobre o apoio pedagógico oferecido por essa atividade, “toda aula prática necessita de uma maior atenção e para auxiliar o professor na elevada quantidade de demandas, o monitor ajuda nas atividades e tira dúvidas dos alunos. Ter essa assistência de quem que tem mais domínio do assunto contribui muito no progresso dos outros alunos”.   
 

Enriquecimento intelectual e curricular

Ademais, o monitor vivencia em seu trabalho metodologias e práticas pedagógicas que atribuem competências académicas como a transmissão de conhecimentos. “Sempre gostei de ensinar, além de absorver melhor o assunto era ótimo saber que estava contribuindo na formação de alguém” conta Diego. 
 
Por ser uma atividade extracurricular, a carga horária cumprida pelos monitores pode ser usada como horas extras que o discente precisa cumprir para concluir o curso de graduação. 
 
 

Como participar do Programa de Monitoria?

O aluno interessado participa de um processo seletivo no qual as etapas dispõem de análise do histórico escolar, provas e entrevistas. Há programas que oferecem Bolsa Monitoria, uma quantia em dinheiro que pode ser abatido no valor da mensalidade ou recebido diretamente pelo aluno durante o período em que estiver atuando como monitor. 
 

Ficou interessado em ser um monitor? Conte nos comentários!

 

 

Comentários