Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça 4 belezas de Santarém

Conhecida pela sua vasta preservação ambiental, Santarém reúne belezas naturais que só ela tem. Viaje agora por quatro delas:
Por: Camilla de Assis 24/04/2017 - 00:00 - Atualizado em: 24/04/2017 - 08:40
Belterra e Encontro das Água são algumas belezas extraordinárias de Santarém
Belterra e Encontro das Água são algumas belezas extraordinárias de Santarém
Quem não quer relaxar em meio à natureza? Árvores, praia, rios, animais… Tudo isso faz parte do que foi deixado para nós, humanos, desfrutarmos e cuidarmos. A cidade de Santarém, no Pará, abriga uma série de belezas naturais, onde os visitantes podem aproveitá-las das diversas formas, inclusive em uma maratona.Viaje agora por quatro belezas de Santarém:
 
 
Alter do Chão
Foto: Reprodução YouTube
Distrito do município de Santarém, no Pará, Alter do Chão teve sua praia indicada como a mais bonita do Brasil, segundo o jornal britânico The Guardian. O local é rico pelas suas belezas naturais e pela pouca intervenção do homem nelas. A praia de Alter do Chão é realmente muito bonita, com águas doces e calmas, do Rio Tapajós, e areia branca.
 
Belterra
Foto: Divulgação/Polícia Civil de Belterra
Fundada em 1933, por Henry Ford, Belterra segue os padrões de uma cidade americana, muito diferente do que é encontrado no Brasil. As casas foram projetadas com aparência externa muito semelhantes, as ruas asfaltadas, arborizadas e limpas - Belterra não continua assim por inteira, mas algumas casas permanecem intactas por serem tombadas. O local abriga a maior parte da Floresta Nacional dos Tapajós. 
 
A história da cidade começou quando Ford fracassou com suas plantações de seringa em Fordlândia, e realizou uma expedição nas proximidades, onde encontrou um local conhecido como “Bela Terra”. Com solo fértil, em sua “terra preta”, o empreendedor conseguiu ter posse do território de Belterra e construiu ali uma vila em que para moradia dos operários - que foram responsáveis por dar início, na prática, ao projeto de retirada dos seringais para fabricação de borracha. Mas, com o tempo, o comércio desse produto foi enfraquecendo e o negócio de Ford faliu. Em 1945 a terra foi reapossada pelo governo brasileiro.
 
Mesmo com o principal do distrito ser a característica fordiana, Belterra ainda conta com inúmeras belezas naturais, comunidades indígenas, bosques, lagos, praias e rios intocáveis pelo homem.
 
Floresta Nacional dos Tapajós
Foto: Reprodução do site junglemarathon.uk
Às margens do Rio Tapajós, a Floresta Nacional Tapajós, conhecida como Flona Tapajós, é uma unidade de conservação federal, na categoria floresta nacional, e abriga pesquisas científicas. No local ainda vivem 500 indígenas das aldeias Bragança, Marituba e Takuara - todos pertencentes à etnia Munduruku.
 
O mais impressionante que a Flona Tapajós abriga é a super maratona realizada no meio da selva, a Jungle Marathon. Uma corrida internacional de 42 km, 127km (divididos em quatro fases) e 254 km (divididos em seis fases), na natureza selvagem. O percurso é composto de pântanos, travessias de rios, trilhas, subidas e descidas, além de praias magníficas. 
 
Encontro das Águas
Foto: Reprodução do site santaremtur.com.br
E a pequena lista das coisas incríveis presentes em Santarém não poderia ser encerrada de outras forma se não falando do Encontro das Águas. Esse milagre da natureza é patrimônio cultural do Pará desde 2014. O fenômeno é, literalmente, o encontro das águas barrentas do Rio Amazonas com as águas esverdeadas do Rio Tapajós. O diferencial dessa situação é que as águas se encontram, mas não se misturam. Um espetáculo para os olhos e para a reflexão sobre a grandiosidade da natureza.
 
E aí, ficou interessado em conhecer essas belezas? Conte pra gente!

Comentários