Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Indígenas contemporâneos: você sabe quem eles são?

Eles estão em rádios online, canais do Youtube, e outras plataformas, para mostrar à sociedade quem são de verdade
Por: Paula Brasileiro 19/04/2017 - 08:00 - Atualizado em: 19/04/2017 - 07:43
Benicio Pataguary é um dos jovens indígenas brasileiros que, atualmente, usam a internet para se comunicar
Benicio Pataguary é um dos jovens indígenas brasileiros que, atualmente, usam a internet para se comunicar

Os povos originários brasileiros estão se comunicando à sua maneira. Pela necessidade de serem ouvidos e vistos eles têm tomado posse das mais diversas ferramentas e fazendo o seu próprio método de comunicação. Através de canais online de áudio e vídeo, eles levam ao grande público informações sobre sua cultura, cotidiano e luta política pelos seus direitos além de provar que não ficaram presos no ano de 1500.

Nativos e descendentes de diferentes etnias estão lançando um novo olhar aos processos comunicativos, se desvencilhando da mídia tradicional, para comunicar de acordo com suas necessidades. A este processo é dado o nome de etnocomunicação e é por meio dele que os indígenas brasileiros contemporâneos estão se empoderando culturalmente e mostrando que são eles os donos de suas próprias vozes e histórias. Conheça alguns canais que trazem este conteúdo.

LEIA MAIS
Combater a discriminação racial pode começar pela linguagem

 

Radio Yandê

A Rádio online Yandê é a primeira do gênero no Brasil e foi criada com o propósito de visibilizar a tradicional cultura indígena brasileira, e, também, a produção cultural atual de artistas das mais diversas etnias nativas do país. Nascida da junção dos esforços de jornalistas, publicitários e profissionais de marketing - todos de origem indígena - a rádio tem programação diária, durante todo o dia, com programas informativos, educativos e, claro, muita música. Os objetivos da Yandê são desmistificar e desconstruir estereótipos através do compartilhamento de informação, além da valorização e manutenção das culturas dos índios do Brasil.

Vídeo nas Aldeias

O objetivo do Vídeo nas Aldeias (VNA) é dar o lugar de voz ao índio. Criado no ano de 1987 - bem antes que a Internet virasse febre - o projeto vem reunindo, desde então, cineastas indígenas e suas produções audiovisuais num movimento de fortalecimento de suas identidades e propagação de seus discursos. Além de possibilitar a realização de documentários, o Vídeo nas Aldeias também fomenta a formação de novos produtores e cineastas indígenas e, também, contribui para a criação de uma audiência crítica em relação aos povos nativos brasileiros. É possível assistir a parte deste material no canal do VNA no YouTube.

Vlog do Denilson Baniwa

"Como assim, não tem vlogueiro indígena?" Foi o que se perguntou o publicitário Denilson Baniwa após uma pesquisa na internet. Ao perceber não existir canais feitos por indígenas, para discutir suas experiências, vivências ou qualquer outro assunto que se tivesse vontade - nem no Brasil, nem na América Latina - ele resolveu ser o primeiro. Nativo da etnia Baniwa, do Amazonas, Denilson criou um canal no Youtube com o objetivo de, não só falar das questões relativas aos povos nativos do Brasil, mas de incentivar outros jovens indígenas a fazer o mesmo; mostrar a cara e se fazer ouvir. O propósito é reforçar a identidade destes jovens e mostrar para a sociedade que os índios brasileiros não pararam no tempo e estão conectados com a atualidade, criando, produzindo e atuando nos mais diversos segmentos.  

Dica extra

O chamado de Denilson Baniwa foi ouvido e, após o lançamento do seu vlog, outros indígenas resolveram seguir seu caminho. Hoje, já é possível achar  canais - alguns ainda em processo de construção - produzidos por jovens indígenas e com conteúdo diverso. Os temas vão de cultura, empoderamento feminino e cotidiano a literatura. Confira nos vlogs de Adrieli Guarani, Benicio Pitaguary, Índia Atualizada, Cauã Wirapayé, Daniel Muunduruku e @eusouindígena.

Gostou das dicas? Conte pra gente qual dos canais você curtiu mais.

 

Comentários