Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia do vegetarianismo: aprenda receitas práticas para o dia a dia

Celebrada nesta segunda-feira (1), a data difunde os benefícios da alimentação vegetariana às pessoas, ao meio ambiente e aos animais
Por: 01/10/2018 - 09:18

*Por Elaine Guimarães

Com o objetivo de propagar e esclarecer conceitos deturpados sobre a alimentação, em 1977, Sociedade Vegetariana Norte Americana instituiu o Dia do Vegetarianismo. Celebrada nesta segunda-feira (1), a data difunde os benefícios da alimentação vegetariana às pessoas, ao meio ambiente e aos animais. Além disso, o dia sinaliza a abertura do mês do vegetarianismo, que se encerra em 1 de novembro com a chegada do Dia Mundial do Veganismo.

Engana-se quem acha que o movimento é modismo ou novidade. Com a proposta de excluir formas de exploração e crueldade contra os animais, ele vem conquistando cada vez mais espaço e adeptos. Para além de uma alimentação e hábitos saudáveis, a prática tem como premissa o respeito ao meio-ambiente. No entanto, é comum, em conversas sobre o tema, questionar as proteínas e quais alimentos fazem parte dos adeptos a esse estilo de vida.

Para o espanto e desconhecimento de muitos, a alimentação vegetariana vai além das verduras, frutas e legumes. Com criatividade, praticidade e junção de sabores, os pratos que excluem carne ocupam as marmitas e pratos não só dos vegetarianos, mas também daqueles que se intitulam ‘100% carnívoros’.

Para mostrar a praticidade e leveza dessa alimentação, a professora do Ser Educacional e Gastrônoma Elza Alexandre ensina dois pratos que qualquer pessoa pode fazer em casa sem complicações. O primeiro é uma salada refrescante com gengibre e maçã verde. “Além dos legumes e frutas, temos nesta receita o feijão verde como proteína. Claro que as pessoas podem adaptar o prato de acordo com a preferência do paladar” ressalta.

Na culinária vegetariana nada se perde, tudo é utilizado. Para o segundo prato, Charutinho de repolho roxo com shitake, a gastrônoma optou pelo uso das cascas da berinjela, abobrinha e cenoura. Segundo ela, “estas partes são as com mais nutrientes”. Confira as recitas:

Molho

2 Colheres de azeite de Oliva

1 sachê de chá de limão Siciliano com gengibre

Folhas de hortelã

Modo de preparo

Picar as folhas de hortelã e despejar em um recipiente pequeno. Acrescentar o azeite e o chá. Bata, com um garfo, os ingredientes. Reserve!

Salada Refrescante com gengibre e maçã verde

1 Maçã verde em cubo

1 Pimentão amarelo em cubo (pode substituir pelo verde ou vermelho)

1 tomate

500g de feijão verde

Passa

Amêndoas

2 dentes de alho

Sal a gosto

Modo de preparo

Prepare o feijão verde de acordo com o seu gosto. Reserve! Em uma frigideira, refogue, no azeite e alho, o pimentão, tomate e maçã. Adicione o feijão e mexa. Espere as verduras ficarem um pouco mais moles. Após o refogado, despeje em um recipiente e comece a montagem do prato. A salada refrescante pode vir acompanhada de arroz branco ou com grãos.

Charutinho de repolho roxo com recheio de shitake
 
Ingredientes
 
20 g de cebola
3 unidades de shitake
2 dentes de alho
15 g de amendoim
Cheiro verde
20 g de berinjela
20 g de abobrinha
20 g de cenoura
Fatias de gengibre
3 unidades de nozes
20g de cebola roxa
5 folhas de repolho roxo
sal a gosto
 
Modo de preparo
 
No vapor, cozinhe as folhas de repolho roxo por oito minutos. Enquanto isso, deixe o shitake em um recipinete com aguá morna.Em uma frigideira, refogue, no azeite e alho, a cebola picada, o shitake, amendoim e cheiro verde. Despeje em um recipiente. Refogar, no azeite e cebola roxa, a berinjela, cenou e abobrinha. Reserve! Rechear as folhas de repolho roxo com o shitake e legumes. Faça o formato de charuto. Para manter a forma, corte as latereis dos charitinhos e amarre com palito de dente ou cebolinho. O prato pode ser acompanhado por arroz.
 
Ficou interessado em saber mais da área?  Faça o nosso vestibular!

 

 

Comentários