Escrito por Maya Santos
Já notou alguma diferença no seu sono depois de se exercitar?
Você deve estar pensando o que uma coisa tem a ver com a outra. Mas, a verdade é que movimentar nosso corpo é o segredo para ter uma boa noite de sono. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Sono (ABS), a população brasileira está dormindo menos de 6,6 horas por dia em 2018 e passou a 6,4 horas por dia em 2019.
Com isso, a prática regular de exercícios induz o corpo ao cansaço natural, ou seja, ao sono. Além disso, também favorece a liberação de alguns neurotransmissores que podem contribuir para que a pessoa se sinta mais relaxada, garantindo que ela durma melhor e sem interrupções.
Não existe uma “receita comum”, pois cada pessoa tem uma necessidade diferente e um ritmo diferente. No entanto, começar pelo o que te traz mais prazer pode ajudar a criar o hábito de se exercitar. Alguns exercícios podem ajudar no produção de hormônios como endorfina, que ajuda a diminuir o efeito do estresse e alivia a dor, a serotonina, que é conhecida como “hormônio da felicidade" e a dopamina, que auxilia na concentração e motivação.
Vem cá: entre suas metas para 2024 está “se exercitar”? Então, comece o ano de uma forma diferente: cuidando de você. Seja pedalando, fazendo corridas e caminhada ao ar livre, praticando alguma luta, dançando ou até mesmo na musculação, mas vá em frente.
E para você que quer ir além de construir um hábito e deseja saber mais sobre a área, que tal conhecer a Unama? Aqui você pode ter acesso a ferramentas que podem te ajudar a fazer a diferença e impulsionar outra pessoa a ter uma vida mais ativa e saudável. Saiba como na graduação em Educação Física - Bacharelado ou Licenciatura. Aproveite!
Comentários