Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


ZOOUNAMA resgata mais um filhote de Peixe-boi

É a quarta vez só no primeiro semestre que o zoológico resgata filhote de peixe-boi
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 26/04/2019 - 15:37
Imagem mostra peixe-boi resgatado
O animal foi encontrado por pescadores
Na última quarta-feira (24), um filhote de peixe-boi macho, de 11,8kg e 1,12m, foi levado para o Zoológico da UNAMA – ZOOUNAMA, pelo 4° Grupamento de Bombeiros Militar. O animal foi encontrado por dois pescadores na comunidade Santana do Ituqui, planalto santareno, que acionou o Núcleo Integrado de Operações Policiais - NIOP.
 
Após avaliação clínica, foi constatado que o filhote tem de 2 a 3 meses de idade, apresentando grave ferimento na sua nadadeira peitoral esquerda, ou seja, possivelmente foi atacado por um animal predador. O médico veterinário do zoológico, Jairo Moura, participou do resgate e relata que a situação do mamífero é preocupante, pois sua nadadeira foi arrancada.
 
“Já estamos fazendo um tratamento tópico, com aplicação de pomada, antibióticos e de anti-inflamatórios, para que o animal possa entrar no processo de recuperação e logo sair do estágio crítico. Pela natureza, após o período gestacional de 11 a 13 meses, o animal mama até os dois anos de idade, ou seja, é um cuidado parental longo comparado com a grande maioria dos mamíferos. Por isso, ele receberá todos os cuidados necessários que um filhote órfão precisa”, explica Jairo.
 
Quando os peixes-boi chegam no Projeto do zoológico, ficam em piscinas separadas onde a água é trocada duas vezes ao dia, por que a água fica parada e os dejetos também, a água parada com esses dejetos é uma fonte de contaminação. É por isso que se troca regulamente. Os animais ficam separados, sendo observado o grau de recuperação deles para avançar no tratamento.
 
Jairo ressalta também que o trabalho só existe porque a população santarena se preocupa com o meio ambiente. “A grande maioria desses animais não estaria aqui se a população não acreditasse no nosso trabalho. As pessoas entram em contato com as organizações e juntos fazemos o resgate dos animais”, frisa entusiasmado.
 

Comentários