Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


ZOOUNAMA realiza palestra sobre Peixe-boi em Faro

Tema da palestra será a importância da preservação da espécie
Assessoria de Imprensa Por: Lana Mota 19/07/2019 - 11:17 - Atualizado em: 19/07/2019 - 11:24
Peixe-boi
Evento é realizado pelo ideFlor-Bio, do Governo do Estado do Pará
De 19 a 23 de julho, o ZOOUNAMA participará do Flota de Faro, evento realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IdeFlor-bio) do Governo do Estado do Pará, no município de Faro. O zoológico participará de palestra com tema “Importância da preservação do Peixe-boi”.
 
De acordo com o médico veterinário do zoológico Jairo Moura, das três espécies de peixes-boi distribuídas em regiões tropicais do mundo, o peixe-boi-da-amazônia é o único exclusivo de água doce. Além de ser o menor entre os três tipos, ele se diferencia das outras espécies por não possuir unhas na extremidade das nadadeiras peitorais, apresentar manchas brancas ou róseas na região ventral e coloração muito mais escura. Endêmico da bacia amazônica, é encontrado nos rios e lagos de todos os tipos de água que existem na região. Herbívoro, as macrófitas aquáticas e semiaquáticas são a base principal da sua dieta, chegando a consumir até 14kg em massa vegetal.
 
“É muito importante levarmos para fora de Santarém abordagens como essas, haja vista que o projeto do ZOOUNAMA é o único no Estado do Pará que acompanha todo processo dos mamíferos que chegam feridos ainda filhotes para tratamento. Sabemos que, em virtude da variação hidrológica da região, a quantidade das macrófitas, ou seja, plantas aquáticas, varia bastante, forçando uma adaptação de acúmulo de gordura durante o período do aumento do nível das águas, quando esses vegetais são mais abundantes. Durante a seca, quando a vegetação aquática fica escassa, o peixe-boi metaboliza essa gordura como fonte de energia”, frisa Moura.
 
Todas as espécies de peixes-boi estão classificadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) na categoria de vulnerável à extinção devido à intensa caça comercial e de subsistência que ocorre no Brasil desde o período colonial. Apesar de protegido por lei Federal desde 1967, esses animais são mortos pela sua carne, gordura e couro. A caça de subsistência e um comércio ilegal de pequena escala ainda persistem na Amazônia. A sobrevivência desse ilustre representante da fauna selvagem brasileira depende de ações de proteção dos ambientes aquáticos da região, do devido cumprimento das leis vigentes e, principalmente, da educação da população.

Comentários