Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Veterinários alertam para os sinais de câncer de mama e de útero em pets

Uso indiscriminado de anticoncepcionais é um dos fatores para o surgimento de tumores
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 18/10/2018 - 11:44
A imagem mostra um veterinário e uma cadela
Os pets também precisam de atenção redobrada, já que essa doença também é muito comum em animais.
O Outubro Rosa é uma campanha mundial para alertar as pessoas sobre as formas de diagnósticos e prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Mas esses alertas não estão ligados somente ao ser humano. Os pets também precisam de atenção redobrada, já que essa doença também é muito comum em animais.
 
O tumor maligno é o segundo mais comum entre as cadelas. O surgimento da doença está ligado diretamente aos fatores hormonais e ao meio ao qual o animal é exposto. Fatores de risco como idade, animais não castrados e alimentação inadequada - como uso excessivo de conservantes - são os mais graves.
 
Para a professora de Medicina Veterinária da UNAMA – Universidade da Amazônia, Aryane Silva, é de extrema importância os tutores ficarem em alerta para os sinais. “Qualquer alteração na mudança anatômica das mamas dos seus animais, presença de lesões, aumento de volume, presença de nódulos, são indícios de neoplasia. Essas áreas ficam hipercoradas. Além disso, o animal pode ficar apático e sem apetite”, diz.
 
As doses altas de hormônios presentes nos anticoncepcionais dos pets são extremamente cancerígenas. “O uso de anticoncepcional está relacionado, sim, como uma das principais causas de tumores mamários. A castração continua sendo o método contraceptivo mais indicado. Quanto mais cedo, menores os riscos de aparecimento de tumores”, ressalta a professora Aryane.
 
O tratamento mais indicado e efetivo para o câncer de mama e de útero é a retirada cirúrgica. O tempo de tratamento com quimioterapia vai depender da gravidade do tumor.  “É muito importante que o tutor leve seu animal regularmente ao veterinário para que exames de rotina sejam realizados, com raio-x, hemograma e ultrassom, pois, com o diagnóstico precoce, o prognóstico se torna excelente”, explica.
 

Comentários