Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Vai voltar aos treinos durante a quarentena? Veja alguns cuidados!

A retomada da rotina de exercícios físicos, diante do “novo normal”, requer atenção
Rebeca Ângelis Por: 06/08/2020 - 09:33 - Atualizado em: 28/08/2020 - 13:30

Muita gente foi pega de surpresa e teve de se adaptar às mudanças na rotina do “novo normal”. Em razão da pandemia do novo coronavírus, vários Estados do país tiveram de criar novas regras mais severas para manter o isolamento. Uma delas, a de fechar academias e interditar vias públicas para práticas de exercícios.

Quem é fã ou já tem costume de realizar treinos, teve de se adaptar às atividades em casa ou interromper a rotina de treinos até uma nova estabilidade. Diante da flexibilidade em algumas regiões, a volta aos exercícios em ambientes comuns tem sido restabelecida de forma gradativa. E para voltar ao ritmo de atividades durante a quarentena, convidamos o professor de Educação Física, Leonardo Rufino, para trazer orientações e cuidados necessários. Confira!

1-Treino com saúde

Uma das principais recomendações que Leonardo alerta é o de voltar aos treinos somente sob a condição de nenhum sintoma. “É importante ter atenção para qualquer sintomas da Covid, ou até mesmo qualquer resfriado. Quem apresentar quaisquer indicação para doenças ou esteja com imunidade baixa, o ideal é que não retorne às atividades agora, visto que a imunidade pode ficar ainda mais vulnerável com o esforço físico”, explica o professor.

2-Leve seus itens de uso

Se você pretende treinar em academia ou em outro ambiente de maior convivência, leve sempre seus itens pessoais, como: garrafa com água (de preferência, com tampa), toalha e até uma mini tubo de álcool em gel para higienização constante das mãos. Durante o suor do treino, também vale ter atenção e evitar passar a mão no rosto antes de lavar.

O educador físico reforça atenção: “dentro e fora da academia, a gente precisa evitar esse contato no rosto, pois também aumenta a forma de transmissão”.

Ele acrescenta que todas e todos devem ter a consciência dessa volta ao treino em ambientes com um número maior de pessoas. Por isso, é importante também que se tenha preocupação de sempre limpar as máquinas antes e depois do uso em academias.

3-Prefira locais abertos

Qualquer local que exista aglomeração de pessoas e que não seja ventilado pode facilitar o risco de contaminação do vírus. Por isso, mantenha sempre o distanciamento de um metro e meio e, se for treinar em academias, busque espaços com ventilações cruzadas, com todas as janelas abertas. Para treinos em academias, Rufino sugere que os alunos também podem diminuir os riscos escolhendo horários com menor fluxo de pessoas, visando também a não aglomeração.

4- Ritmo lento

Para as pessoas que treinavam e pararam as atividades durante esses quatro meses, o educador físico recomenda que esse retorno seja com exercícios de intensidade moderada. A mesma recomendação também se aplica aos que treinavam e mantiveram o ritmo de exercícios em casa, até que todos peguem o ritmo constante que antecedem o “novo normal”.

Já para os que nunca treinaram e estão iniciando agora o ritmo de exercícios, ele explica que o indicado é que se faça primeiramente um treino de adaptação, ou seja, um tipo de treino de baixa ou baixíssima intensidade. E o principal: toda e qualquer atividade, sempre sob orientação de um educador físico.

4-Organize sua rotina de atividades físicas

Separar um horário fixo para treinos é muito importante. Crie um cronograma e se exercite por, pelo menos, três vezes por semana. O treino regular é importante para aumentar e prevenir a imunidade. Por isso, busque uma rotina fixa para que seu corpo se adapte e volte ao ritmo.

5-Use máscara

Diante da pandemia, a forma mais segura de treinar fora de casa é com uso da máscara. Com o gasto de energia durante as atividades, é recomendável que se utilize duas. Uma para o início do treino e outra para a substituição, ao término das atividades físicas. A máscara esquenta, pode incomodar para a maioria, mas é um item imprescindível para evitar a transmissão do vírus. Use sempre que sair de casa. 

Ficou interessada (o) em saber mais sobre atividades físicas? Conheça nosso curso de Educação Física!

Comentários