Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA receberá sessão do Tribunal do Júri nesta sexta-feira (15)

Vivenciar um julgamento na prática, dentro da universidade, é um diferencial para os acadêmicos
Assessoria de Comunicação Por: 18/09/2023 - 17:09
Dos 35 pré-selecionados, sete permanecerão na sessão
Por: Rayanne Bulhões
 
Cerca de 200 alunos do curso de Direito da UNAMA - Universidade da Amazônia vão assistir ao julgamento do Tribunal do Júri, na próxima sexta-feira (15), a partir das 8h, no campus Alcindo Cacela, no auditório do Tribunal do Júri. Os acadêmicos serão separados em grupos ao longo do dia. A programação foi mediada junto ao Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri e marca a retomada da UNAMA Alcindo Cacela com as tradicionais programações do Direito Penal.
 
A atividade na UNAMA inicia com a escolha dos jurados. Dos 35 pré-selecionados, sete permanecerão na sessão. Depois, vem a argumentação das partes - por meio do Ministério Público e dos advogados de defesa. Há, ainda, a apresentação das provas e a escuta das testemunhas. Ao final, o júri se reúne para dar o veredito do caso, se o réu é culpado ou inocente.
 
Segundo o coordenador da graduação em Direito da UNAMA Alcindo Cacela, Gustavo Pinheiro da Silva, há expectativa de acontecer um júri real por mês na Instituição, reforçando a importância da atividade. "Essa é uma experiência única, principalmente para os acadêmicos que querem seguir a carreira no Direito Penal. O Tribunal do Júri pode decidir a vida desses futuros profissionais do Direito, se querem ou não continuar a prática nos tribunais. O aluno vivenciar isso na academia de forma real é inigualável", disse o gestor.
 
Um julgamento criminal, por exemplo, é uma prática normal dentro dos tribunais. Trazer esse ambiente para dentro da universidade é um diferencial. "A UNAMA tem história quando se fala em júri. Já tivemos casos em que a decisão saiu de madrugada. Outro em que as partes e testemunhas eram surdas e mudas. Então, poder retomar isso faz parte do aprendizado do aluno não só na teoria, mas na prática", finaliza.
 
O campus Alcindo Cacela passou por vistorias técnicas e atendeu aos critérios para receber as ações do Tribunal do Júri. A UNAMA já tem um novo julgamento real pré-agendado para o dia 16 de outubro. Outras informações, acesse: unama.br.

Comentários