Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


UNAMA recebe prêmio de sustentabilidade ambiental

O Centro Universitário ficou em 2º lugar dentre 116 projetos apresentados
Assessoria de Comunicação Por: 07/03/2024 - 15:49
Por Lana Mota
 
Na última segunda-feira (04), a UNAMA Santarém foi contemplada em 2º lugar no Prêmio Fernando Braga da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em parceria com Edu21 Consultoria Educacional. A Instituição apresentou o “Projeto piloto de bombeamento de água a partir de energia fotovoltaica na comunidade de Pinduri”, que abordou os desafios hídricos na Amazônia durante a estiagem de 2023.
 
Durante o projeto, estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica mostraram o enfrentamento e a escassez de água em comunidades durante a estiagem, especialmente de setembro a janeiro. A implementação de poços resolve o problema em alguns lugares, mas a alta salinidade das águas subterrâneas inviabiliza em outros. Comunidades mais afastadas utilizam bombeamento de rios com geradores à diesel e a maioria desloca-se por quilômetros em busca de água durante secas extremas, como em 2023, influenciadas pelo fenômeno El Niño.
 
O projeto de Responsabilidade Social da UNAMA conta com a participação de outros cursos, como Odontologia, Radiologia e Arquitetura, que realizaram atendimentos de saúde e ofereceram apoio durante a construção da bomba de água nas comunidades atendidas pelo Grupo de Energias Renováveis – GERE, criado em 2019 pelos estudantes das engenharias. O GERE não apenas agrega atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo das energias renováveis, mas também engloba áreas como robótica, automação, monitoramento ambiental e inovação tecnológica.
 
Em 2020, os alunos instalaram um sistema fotovoltaico na Escola Nossa Senhora da Conceição e doaram equipamentos hospitalares para a UBS de Suruacá. Os anos seguintes, 2021 e 2022, foram marcados por um estudo de viabilidade de geração hidrocinética nas comunidades de Curuatinga e Santa Luzia, assim como no ZooUnama. Adicionalmente, realizaram a implantação de um sistema fotovoltaico para purificação de água na escola da comunidade Bacurizinho e desenvolveram um sistema de geração fotovoltaica e eólica.
 
Em 2023, as bombas de água movidas à energia fotovoltaica foram ligadas à energia solar para atender as necessidades básicas da comunidade. Desde sua criação, o grupo vem desenvolvendo projetos notáveis, como a criação de uma turbina eólica de baixo custo em sala de aula.
 
Para Márlison Sá, coordenador do Projeto GERE, o reconhecimento recente no prêmio Fernando Braga da ABMES atesta o comprometimento da UNAMA e do GERE com a sustentabilidade ambiental e a inovação na educação superior. “Esta conquista reflete não apenas o empenho do grupo, mas também o impacto positivo que suas iniciativas têm nas comunidades locais. A UNAMA Santarém continua a ser uma referência no estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento e à aplicação de tecnologias sustentáveis, posicionando-se como uma instituição comprometida com um futuro mais verde e socialmente responsável”, ressalta.

Comentários