Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA recebe mesa-redonda sobre o Autismo

Evento visa orientar profissionais e alunos do curso de Psicologia
Assessoria de Imprensa Por: Deborah Rabelo 06/04/2017 - 10:11 - Atualizado em: 06/04/2017 - 10:22
convite do evento
Evento sobre autismo
Com o objetivo de fortalecer o compromisso a favor da inclusão social, será realizada nesta sexta-feira (07), às 19h, no auditório D-200, da UNAMA Alcindo Cacela, a mesa-redonda “Olhares sobre o tema do Autismo”. O evento será gratuito e as inscrições serão realizadas no local.
 
A Organização das Nações Unidas definiu o dia 02 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O azul é usado para chamar a atenção para este transtorno de desenvolvimento, que afeta a forma como os indivíduos se comunicam e interagem, ele é complexo e muito mais comum de se ocorrer do que se imagina.
 
Segundo Marcio Barra, coordenador do curso de Psicologia da UNAMA, “conforme o modelo social da deficiência ensina, o autismo é uma faceta da diversidade humana, sendo assim, ele não deve ser encarado como um problema, nem déficit ou, ainda, sinônimo de desigualdade. É claro que o autista, assim como seus familiares, sofre com os preconceitos, ignorâncias e discriminações pessoais e estruturais. Todavia, precisamos aprender que as possíveis limitações que existem se devem não pelo autismo, e sim porque não aprendemos a conviver com essa diferença”.
 
O objetivo do evento será abordar a compreensão do autismo sob o olhar de dois profissionais de psicologia e um representante que possa falar sobre os direitos e políticas publicas, orientando os profissionais e alunos para atuações pautadas na ética e ciência.
 
A programação é uma realização do Conselho Regional de Psicologia e contará com Fúvio Roberto Farias da Silva, psicólogo e psicanalista formado pela UNAMA, a psicóloga Diana da Silva Nobre e a Dra. Gisele de Souza Cruz da Costa, presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência (OAB/PA). "Enfrentar a deficiência, quando encarada de maneira estigmatizadora, exige que possamos realizar uma revolução na nossa capacidade de olhar o outro como radicalmente diferente. Aprender sobre isso é fundamental, em especial, para os alunos do curso de Psicologia”, finalizou o coordenador Marcio Barra
 
SERVIÇO: UNAMA recebe mesa-redonda sobre o Autismo
Data: 07 de abril de 2017
Horário: 19 às 22h
Local: Auditório D-200, do campus Alcindo Cacela.
Endereço: Avenida Alcindo Cacela, 287 – Umarizal
Informações: cotec@crp10.org.br

Comentários