Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA recebe II Seminário Estadual de Criminologia Crítica e Sistema Punitivo

Evento será realizado no campus Senador Lemos no dia 18 de março
Assessoria de Imprensa Por: Deborah Rabelo 16/03/2017 - 14:18 - Atualizado em: 17/03/2017 - 10:00
arte do evento
Informações: direito.quintino@unama.br
Pensar o crime além de seu ato, ir até sua essência, aos conflitos socioeconômicos da sua gênese e refletir sobre seu histórico dentro de um sistema que marginaliza parcelas da sociedade.  Tudo isso será debatido no “II Seminário Estadual de Criminologia Crítica e Sistema Punitivo: a onda do encarceramento em massa”, que será realizado no dia 18 de março, a partir das 10h, no Auditório Dom Alberto Ramos, da UNAMA Senador Lemos.
 
O sistema penal não deve agir como reprodutor das desigualdades sociais, assim, para se evitar o encarceramento em massa, a criminologia crítica busca a mudança de pensamento e a constituição de um novo modelo de sistema penal, focado nas questões sociais e na transformação das instituições que muitas vezes atuam como instrumentos de opressão, exclusão e estigmatização.
 
O Seminário tem o objetivo de debater e refletir, especialmente com a comunidade acadêmica e profissionais que atuam no sistema de justiça criminal, sobre aspectos atuais e polêmicos do sistema prisional brasileiro como prisão, encarceramento em massa, privatização de presídios, poder midiático, corrupção e morte no sistema penal, crime organizado, indenização de presos em situação insalubre, medida de segurança, audiência de custódia, criminologia crítica e punitivismo, além de avanços e retrocessos da jurisprudência dos tribunais superiores no âmbito da persecução penal.
 
Segundo Jefersson Bacelar, coordenador do curso de Direito da UNAMA, “a Universidade da Amazônia sempre está no protagonismo dos debates jurídicos do estado do Pará e não poderia ser diferente em relação a um tema tão palpitante como a criminologia crítica. Ao recebermos este evento organizado pelo Doutor Arruda, ilustre defensor público do estado, oportunizamos que nossos alunos se aproximem da vanguarda dos estudos criminais e penais, potencializando seus conhecimentos para além do comum e do usual”.
 
Serviço: UNAMA recebe II Seminário Estadual de Criminologia Crítica e Sistema Punitivo
Datas: 18 de março de 2017
Horário: 10h
Endereço: Av. Senador Lemos, 2809 - Sacramenta
Informações: direito.quintino@unama.br
 

Comentários