Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA recebe II Festival Paraense de Cultura Surda

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria do curso de Terapia Ocupacional
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 27/09/2018 - 11:52
A imagem mostra uma pessoa promovendo um curso
Uma caminhada vai ser realizada nesta quinta-feira (27), no Parque do Utinga
A UNAMA – Universidade da Amazônia foi sede do II Festival Paraense de Cultura Surda organizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria do curso de Terapia Ocupacional (TO). O evento realizado nesta quarta-feira (26) - data alusiva ao Dia Nacional do Surdo - aconteceu no auditório David Mufarrej, no campus Alcindo Cacela. O encontro contou com a participação de associações e escola conveniadas ao Centro de Referência em Inclusão Educacional (CRIE).
 
Como parte da programação, os hinos nacional e estadual foram apresentados em libras, pelo professor Cléber Couto. A mesa de abertura contou com a participação da coordenadora do CRIE, Denise Correa, o presidente da Associação dos Surdos de Belém (Asbel), Erinelto Bahia, a representante do Instituto Federal do Pará (IFPA), Gisele Magalhães e a representante da Unidade de Ensino Especializado Professor Asterio de Campos, Neuzilene Mesquita.
 
A programação seguiu pela tarde com Workshops para professores com os eixos temáticos “informática para surdos”; “acessibilidade de materiais para surdos”; “oficina de Libras” e “Língua portuguesa para surdos”. O evento finalizou com uma roda de conversa sobre libras e um café literário com escritores paraenses sobre obras da língua dos sinais.
 
Segundo a coordenadora de TO da UNAMA, Sabrina Queiro, essa programação efetiva o acesso aos direitos linguísticos e culturais. “O evento teve grande relevância para a formação acadêmica, pois permitiu o conhecimento das dificuldades de uma pessoa com deficiência auditiva e, principalmente, visualizar as potencialidades delas. O aluno da UNAMA pode trabalhar na prática como melhorar as atividades, de tal forma que o paciente pode ser independente no seu cotidiano”, ressaltou.
 
Para a coordenadora do CRIE, Denise Correa, e também preceptora do curso de TO da UNAMA, o evento é a realização de um grande encontro de família. “É muito bom estar realizando mais um festival. Estamos interagindo, trabalhando em prol da inclusão. Buscando sempre uma sociedade inclusiva. Eu tenho paixão pelo que eu faço”, afirma.
 
A ação foi direcionada para professores que atuam com alunos com deficiência auditiva/surdos e acadêmicos de Terapia Ocupacional da UNAMA. Uma caminhada vai ser realizada nesta quinta-feira (27), no Parque do Utinga, em Belém.
 

Comentários