Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA realiza teste ECOE para acadêmicos de fisioterapia

É a primeira vez que o teste é aplicado na instituição
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 10/12/2018 - 14:23 - Atualizado em: 10/12/2018 - 16:20
Imagem mostra atividade sendo realizada
Atividade aconteceu no dia 7 de dezembro
Os acadêmicos do quarto semestre do curso de Fisioterapia da UNAMA – Universidade da Amazônia, campus Ananindeua, realizaram, no dia 7 de dezembro, o “Exame Clínico Objetivo Estruturado” (ECOE). O teste teve por objetivo avaliar os alunos conforme as habilidades clínicas, antes de ingressar no estágio. 
 
A atividade foi organizada em três etapas. A primeira consistiu em elaborar casos simulados (todos já trabalhados em sala de aula), além da preparação do cenário. Ficou à disposição do aluno uma mesa de apoio, maca, bloco de anotação, caneta, aparelho para aferição de pressão arterial e cadeira para realizar a aferição. Foi instalado ainda uma câmera para gravar as cenas.
 
A segunda etapa consistiu nas apresentações individuais, cerca de cinco minutos antes da simulação. A terceira etapa teve foco na avaliação. Neste item, foram levados em consideração a definição do problema, a indicação fisioterapêutica, informações/orientações ao paciente, proposta e execução terapêutica.
 
De acordo com a coordenadora da graduação em Fisioterapia, Leonilde Oliveira, é a primeira vez que o teste é aplicado na instituição. “Este exame, no curso de Fisioterapia da Universidade da Amazônia, será iniciado como fruto da percepção das expectativas dos discentes e da exigência do mercado frente à necessidade de melhorias na formação, sob a ótica da conquista de habilidades, com o objetivo de construir um Programa de Desenvolvimento de Práticas Fisioterapêuticas (PDPF)”, ressaltou.

Comentários