Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA realiza primeiras defesas de Doutoramento em Administração na Amazônia

Universidade é a única na região Norte que oferta programas de mestrado e doutorado nesta área
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Van Rooijen 09/03/2018 - 10:53
Ilustração mostra símbolos ligados à educação
Este é um grande feito para iniciar o ciclo de formação de doutores, principalmente para gestão das organizações
A Universidade da Amazônia (UNAMA) teve a sua primeira tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) defendida. Com o tema “O impacto do prestígio percebido do produto nas categorias de consumo de dispositivos tecnológicos inovadores”, o mestre Everaldo Marcelo Souza da Costa, realizou a apresentação do trabalho na última semana. Desde 2014, a UNAMA é a única Instituição da região Norte que oferece programa de mestrado e doutorado em Administração.
 
Para o coordenador do PPAD, professor Sérgio Gomes, a primeira defesa de tese de Doutorado foi de grande feito para iniciar o ciclo de formação de doutores, principalmente no que diz respeito à gestão das organizações. “A Amazônia e a UNAMA se beneficiam de duas formas a partir dessa nova leva de doutores. Primeiro, esse recém doutor pode ser absorvido pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e colaborar com os programas de pós-graduação; segundo, com essa formação, passamos a ter pessoas capacitadas para pensar em desenvolvimento para a região”, destaca. 
 
De acordo com Costa, a temática da tese versa sobre o prestígio percebido dos produtos tecnológicos inovadores, como um fator de diferenciação à intenção de consumo. “Esse tema tem importância teórica, na medida que o prestígio percebido nas inovações é um valor ainda inexplorado na literatura de marketing, especificamente, no comportamento do consumidor”, explica.
 
O discente afirma, também, existir importância prática e gerencial na medida que o consumo de produtos tecnológicos inovadores têm apresentado alguns aspectos alinhados com a busca por status, demonstrando ser um fator importante à definição do consumo. “Então saber quais características da inovação geram prestígio para o consumidor é fundamental para os fabricantes desses produtos”, defende.
 
O PPAD se prepara para mais uma defesa de Doutorado nesta sexta-feira, dia 9 de março. Com o tema “Franquias Fast Food: Fatores contingenciais que influenciam o desempenho das empresas franqueadas quanto ao dilema padronizar versus flexibilizar a gestão e a operação de negócios”, a doutoranda Edna Torres de Araújo, visa defender como a padronização de produtos pode impactar a empresa e em que medida a flexibilização, por região e cultura, é necessária. A defesa vai ocorrer na sala E-402, localizada na unidade Alcindo Cacela, às 15h. 
 
Além do programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD), a UNAMA oferta programas de doutorado na área de Comunicação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPCLC).

Comentários