Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA realiza o seminário confluências

O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Linguagens e Cultura
Assessoria de Comunicação Por: 05/03/2018 - 18:07 - Atualizado em: 07/03/2018 - 07:51
Imagem mostra cartaz do evento
A programação do evento inclui oficinas de metodologias de pesquisa, fotografia
Por Camille Nascimento
 
A Universidade da Amazônia (UNAMA) realizará a 5ª edição do Seminário Confluências, com o tema “Rios e redes: diálogos entre lugares e culturas”. O evento é uma organização do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGLC) da Instituição e acontecerá entre os dias 07 e 09 de março. As oficinas, talk-shows, painéis de debate, conferências e demais atividades do evento ocorrerão no campus Alcindo Cacela, conforme a programação disponível no site do Programa (www.unama.br/ppgclc/).
 
A programação do evento inclui oficinas de metodologias de pesquisa, fotografia, técnicas de edição textual, além de painéis e debates sobre temas diversos, tais como feminismo, literatura, negritude, urbanismo, festas e manifestações culturais, estética e política. O evento, que tem perfil interdisciplinar, é voltado para diferentes áreas de conhecimento e de pesquisa, como Letras, Comunicação, Antropologia, Artes e Psicologia, entre outras.
 
Os professores Fábio Fonseca de Castro (PPGCOM-UFPA) e Aldrin Figueiredo (PPGHIST-UFPA) farão as conferências de abertura na quarta-feira, dia 7, às 19h, intituladas "A memória como diálogo: confluências interdisciplinares" e "Paisagens culturais de Belém do Pará", respectivamente. E a professora Alda Costa (PPGCOM-UFPA) encerrará o evento, na sexta-feira, dia 9, às 19h, com a conferência “Sociabilidades em movimento na Amazônia paraense”.
 
O V Seminário Confluências terá dois talk-shows. A professora Rosângela Darwich (PPGCLC-UNAMA) será a entrevistada da quinta-feira, dia 8, e falará sobre a pesquisa intitulada “Grupos Vivencias e literatura: texto enquanto prática de vida”. Na sexta-feira, dia 9, no mesmo horário, o professor e artista plástico Jorge Eiró (PPGCLC-UNAMA) participará do talk-show “Entre Cartografemas e Arquitexturas: nos labirintos da escritura de uma tese”.
 
Para o coordenador do PPGLC, professor Leandro Lage, o V Seminário Confluências é uma oportunidade de reunir diferentes trabalhos e metodologias de pesquisa. “O encontro com outros programas, pesquisadores e estudantes colaboradores é muito importante do ponto de vista do intercâmbio acadêmico. Para crescer, a pós-graduação não pode se construir a partir de um trabalho isolado, mas sim da confluência de diversas perspectivas e interesses”, explica o professor.
 

Comentários