Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA realiza III Encontro de Patrimônio Cultural e Sociedade

Evento coordenado pelo curso de História da instituição tem abordagens dos valores materiais e imateriais na Amazônia
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 19/10/2018 - 16:51
Imagem mostra palestrantes do evento
Os pesquisadores planejam criar um documento sobre os prédios históricos do Pará
Com o tema “Patrimônio Cultura, História e Literatura”, a UNAMA - Universidade da Amazônia - traz, para o campus Alcindo Cacela, o III Encontro de Patrimônio Cultural e Sociedade. O evento, iniciado na última terça-feira (16), conta com discussões sobre o processo de consolidação dos museus e de bens edificados. A programação tem por objetivo fomentar a pesquisa local com o foco também sobre a importância dos bens imateriais, por meio das festas e tradições religiosas. O encontro segue até sábado (20), das 14h às 20h.
 
A edição é destinada para acadêmicos da graduação, mestrado e doutorado que possam expor temas e apresentar análises a partir dos eixos “Patrimônio Cultural, Paisagem e Literatura”, “Economia Criativa, afetos e paisagens” e “Patrimônio Cultural e Processos de Musealização”.  Essa é a primeira vez que o encontro tem a participação e integração da pós-graduação de Cultura e Linguagens e conta com o apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), além dos órgãos e institutos ligados aos museus e patrimônios históricos.
 
De acordo com o coordenador do curso de História da UNAMA, Diego Santos, os pesquisadores planejam criar um documento sobre os prédios históricos do Pará para serem entregue às autoridades públicas, a fim de se serem analisadas, fiscalizadas. “Todos aqueles que tenham interesse pelas discussões de Patrimônio Cultural, desde estudantes de graduação até profissionais com renome no mercado, podem contribuir. A Universidade da Amazônia terá mais uma vez o importante papel de agregador na região norte do Brasil”, disse.
 
No dia 20, o evento encerra com um passeio Geo-Turístico guiada na cidade de Belém sob a coordenação da professora Drª Goretti Tavares (UFPA). O roteiro iniciará a partir de 8h30 e terá como foco os patrimônios edificados e as memórias sobre o Bairro do Umarizal. Neste roteiro, haverá uma parceria com a “Academia do Peixe Frito e trilhas do literário”, projeto de professores da UNAMA sob tutela do professor Paulo Nunes e da UFPA, com a professora Vânia Torres. 
 
Durante a semana, o evento terá a Feira de Economia Criativa, com amostras de artistas locais de suas obras, no Hall de entrada da Universidade. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site: http://extensao.unama.br.
 

Comentários