Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA realiza atendimento odontológico na baixo amazonas

A ação faz parte do Projeto de extensão do curso de Odontologia
Assessoria de comunicação Por: Lana Mota 06/10/2021 - 15:39 - Atualizado em: 06/10/2021 - 15:41
UNAMA realiza atendimento odontológico na baixo amazonas
A falta de acesso à saúde bucal nas regiões de planalto e várzea é um dos fatores que acarretam o dia dia de crianças e adultos com a perda precoce de sua dentição. Em Santarém, a UNAMA - Centro Universitário da Amazônia, por meio do curso de Odontologia, iniciou com o “Projeto Social Saúde na Comunidade” para levar atendimentos gratuitos às comunidades do baixo amazonas afastadas do centro urbano.  
 
A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém – Semsa, Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, e do Instituto Lucas Huber. As ações odontológicas iniciaram em agosto de 2021 e se estendem até o mês de dezembro. De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da UNAMA, Mariella Ramalheiro, a idealização do projeto surgiu da necessidade de integrar os alunos a demanda local, tendo em vista a possibilidade de ser um lugar de atuação profissional. 
 
“Sabemos que há uma precariedade de assistência da saúde bucal nas áreas de planalto, até por conta do cenário atual de pandemia e da própria localização, uma vez que são comunidades afastadas, onde crianças e adultos possuem pouco acesso aos atendimentos odontológicos. Esta ação é realizada com vários parceiros que, junto com nossos acadêmicos dos 8º e 9º semestre, realizam palestras, aplicação de flúor e demais atividades educativas com as comunidades”, ressalta Mariella.  
 
O projeto já realizou mais de 300 procedimentos em crianças, jovens, gestantes e adultos entre eles, orientação de higiene bucal, aplicação de flúor, liberação de kit de higiene, escovação, restaurações em resina, nas comunidades do Tiningu, Bom Jardim, Nova Esperança do Ituqui e Cícero Mendes.  
 

Comentários