Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA promove Workshop de Segurança da Informação

O evento será realizado nesta sexta-feira (18), às 19h, no campus Ananindeua
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 16/05/2018 - 17:05
Imagem mostra cadeado de segurança virtual
O Workshop de Segurança da Informação da UNAMA é gratuito e aberto à comunidade

É comum o recebimento links pelas redes sociais para consultar vagas de emprego, sorteios de prêmios ou até mesmo descontos em serviços. O que provavelmente não se percebe é que esses endereços eletrônicos podem trazer riscos de segurança:  não só para os aparelhos - via contaminação de vírus -, mas também por conter aplicativos espiões, podendo roubar arquivos, dados, documentos, entre outros. É pensando em ajudar no conhecimento desses tipos de códigos maliciosos, mostrar como eles atuam e as formas de prevenção, que a Universidade da Amazônia (UNAMA) promove o Workshop de Segurança da Informação. A atividade acontece nesta sexta-feira (18), às 19h, no auditório 4, do campus Ananindeua.

O evento, promovido pelo curso de Rede de Computadores, abordará o tema “Informação e Códigos Maliciosos”. O encontro será com o Dr. em Biotecnologia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Guilherme Damasceno Silva. Segundo a professora da UNAMA, a doutora em biotecnologia, Jakelyne Lima, qualquer pessoa pode ser vítima desses programas. “Essa discussão é de extrema importância devido à grande utilização dos sistemas de informação no cotidiano, causando, portanto, um aumento considerável de ataques a esses tipos de sistemas”, disse a professora.   

Os códigos maliciosos, também conhecidos como malware, são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e maliciosas em um dispositivo. A professora Jakelyne Lima diz ainda que existem alguns métodos para manter o computador livre dessas ações. “Essas medidas incluem manter os programas instalados com as versões mais recentes e com todas as atualizações disponíveis aplicadas, além de usar mecanismos de segurança, como antimalware, antivírus e firewall pessoal”.

O Workshop de Segurança da Informação da UNAMA é gratuito e aberto à comunidade.  Os interessados devem se inscrever no site: https://extensao.unama.br.

 

Comentários