Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA promove I Competição de Protótipos Ambientais

Concurso pretende estimular entre os estudantes a criação de modelos que possam auxiliar na solução de problemas relacionados ao meio ambiente de Belém. Inscrições vão até 20 de maio
Assessoria de Comunicação Por: 17/05/2018 - 11:02
Ilustração mostra folder do evento
Os grupos podem ser formados por até cinco integrantes
Por Ariana Catunda e Camille Nascimento
 
A Universidade da Amazônia (UNAMA) irá realizar a sua I Competição de Protótipos Ambientais, que propõe a construção de equipamentos que sejam capazes de auxiliar na solução de problemas relacionados ao meio ambiente. Podem participar do concurso estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção. Para participar, os interessados devem entregar a Ficha de Inscrição, presencialmente, no Complexo de Engenharias, localizado no Bloco L, do campus Alcindo Cacela, até o dia 20 de maio.
 
Os grupos podem ser formados por até cinco integrantes, que deverão construir um modelo utilizando materiais diversos, ter peso máximo de 5.000g, ser compatível com o tamanho de uma mesa de 0,8m² e não ultrapassar a altura de 100cm. Os protótipos podem ser entregues até o dia 25 de maio, das 8h às 12h, no mesmo local da inscrição, devidamente identificados. Após avaliação, os produtos selecionados ficarão em exposição no hall de entrada do campus Alcindo Cacela, no dia 29 de maio, das 8h às 22h.
 
A I Competição de Protótipos Ambientais tem como objetivo aplicar conhecimentos básicas das Engenharias, projetar sistemas para solucionar problemas ambientais diversos e colocar em prática o que é estudado e abordado dentro das salas de aula. Além disso, será uma forma de estimular a criatividade e aceitação de novos desafios, explorando trabalho em equipe e competitividade.
 
Para o coordenador da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, Leonardo Araújo Neves, esta competição pode trazer soluções para diversas situações que causam vários transtornos à cidade de Belém. “Esta é uma oportunidade de os nossos alunos pensarem em alternativas para problemas sobre saneamento, resíduos sólidos, drenagem urbana, entre outros problemas ambientais. A expectativa é que estes projetos não fiquem apenas na exposição, mas que possamos pô-los em prática”, enfatiza o professor, que é engenheiro e mestre em Recursos Hídricos.
 
O Edital completo e a Ficha de Inscrição podem ser conferidos AQUI. A organização do evento pede que os participantes façam a doação de 1 kg de alimento não perecível no ato de inscrição.

Comentários