Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA promove evento sobre Violência contra a mulher indígena

A atividade discutiu sobre o compromisso ético e político da Psicologia
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 02/12/2019 - 15:23
Imagem mostra professoras em sala de aula
a ideia foi refletir sobre o retrocesso das Políticas Públicas na área
Na última terça-feira (26), a UNAMA - Centro Universitário da Amazônia, por meio do curso de Psicologia, realizou uma roda de conversa com o tema “Violência institucional e simbólica contra mulheres indígenas: O compromisso ético e político da psicologia”, a ideia foi refletir sobre o retrocesso das Políticas Públicas para mulheres e comunidades indígenas. 
 
A roda de conversa teve a participação da psicóloga Eunice Guedes, Rose Mara Ruiz e Maura Arapiun, liderança do povo Arapiun. Na ocasião foi debatido a resistência dos povos indígenas diante a luta pela permanecia de seus direitos, e os impactos da saúde mental nesses povos. Participaram da oficina alunos do Centro Universitário e convidados.
 
De acordo com a coordenadora do curso de psicologia da UNAMA, Lara Damasceno, o evento pautou sobre o retrocesso das Políticas Públicas adotadas para população indígenas e os impactos em sua saúde mental.  “Julgo pertinente a discussão para acadêmicos de Psicologia e áreas afins na construção de um pensamento crítico sobre políticas públicas voltadas para a população indígena. Esses problemas trazem impactos negativos para sua saúde psíquica resultando em um alto índice de suicídio, depressão e transtornos psíquicos em gerais”, concluiu.
 

Comentários