Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA promove debate sobre Mulheres negras

O objetivo é debater sobre feminismo negro, branquidade, Hipersexualidade e mulheres negras no trabalho
Assessoria de Comunicação Por: 14/11/2017 - 12:23
Imagem mostra silhueta de mulher negra
Objetivo do evento é abordar os problemas enfrentados por mulheres negras na sociedade
Por Brena Marques
 
Na próxima quarta-feira (22), a Universidade da Amazônia (UNAMA), promoverá gratuitamente a palestra “Mulheres negras e (in)visibilidades”, organizado pelo grupo de estudo “Gênero, feminismo e violência”, do curso de Psicologia. O evento, que será aberto ao público, irá abordar a invisibilidade dos problemas sofridos por mulheres negras, a concepção de branquidade e seus privilégios, a hiperssexualização das mulheres negras, a relação com trabalho e o feminismo negro. A atividade acontecerá no Auditório David Mufarrej, localizado no campus Alcindo Cacela, das 9h às 12h. O evento será aberto e a entrada é gratuita. 
 
Segundo a professora do curso de Psicologia da UNAMA, Bárbara Sordi, racismo estrutural ainda é uma realidade brasileira . “Devido a pouca problematização nos currículos escolares, a própria exclusão de autores negros,  ignora-se as condições políticas e sócio históricas das opressões e dificuldades vivenciadas pela população negra. Além disso, as novelas, mídias, brinquedos, piadas, religiões, entre outros, colaboram para marginalizar pessoas que se diferem do modelo ideal, o branco. Assim, o próprio conceito de raça (criado ao longo da história), parece ser relegado apenas aqueles que não se encaixam no que seria normal e que é inquestionável”, explica.
 
Este é o segundo evento organizado pelo grupo. As palestras ofertadas são reflexos dos debates e estudos realizados entre os integrantes durante os semestres. O evento conta com a participação de especialistas e de alunos do curso, que divulgam, palestram e organizam este momento. A proposta é garantir que o debate ultrapasse e se estenda a comunidade, contribuindo com responsabilidade social. 
 
“Assuntos como os que serão abordados durante a palestra, são apenas alguns aspectos que precisam ser evidenciados e problematizados, para permitirem que as pessoas possam reconhecer, se questionar, pensarem em políticas públicas, modificarem espaços de relações de poder. Pensando nisso é possível garantir a dignidade da pessoa humana, como deveria ser para nossa sociedade como um todo, como está na nossa constituição”, ressalta a professora.
 
SERVIÇO:
Palestra “Mulheres Negras e (in)visibilidades”
Data: 22/11/17
Hora: 09h às 12h
Local: Auditório Muffarej, campus Alcindo Cacela da UNAMA
Entrada Franca

Comentários