Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA promove capacitação de tapioqueiras de Mosqueiro

O curso fez parte da programação do Circuito Gastronômico promovido pela Prefeitura de Belém
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 12/08/2019 - 09:32
Imagem mostra tapioqueiras capacitadas
Capacitação aconteceu no mês de julho
A UNAMA - Universidade da Amazônia, por meio dos cursos de Gastronomia dos campus Alcindo Cacela e Ananindeua, capacitou tapioqueiras do distrito de Mosqueiro, como parte da programação do Circuito Gastronômico promovido pela Prefeitura de Belém. Onze delas concorreram, no dia 27 de julho, na Praça Matriz, a melhor tapioquinha de Mosqueiro. A entrega dos certificados foi feita pessoalmente pela reitora da Universidade, Betânia Fidalgo.
 
Antes do concurso, as tapioqueiras tiveram três dias de capacitação na Universidade, abordando boas práticas no manuseio de alimentos, habilidades básicas de cozinha e gestão e criação de cardápios. Além disso, os princípios básicos de cocção, molhos mães, espessantes e agentes aromáticos também foram os temas repassados.
 
O coordenador do curso de Gastronomia da UNAMA Ananindeua, Diego Ventura, afirma que a tapioca vencedora foi feita por uma variação de molho ensinada durante a oficina de habilidades básicas. “A aluna já tinha uma ideia da tapioca que queria criar, utilizou a técnica ensinada, roux e bechamel, aplicou o que foi dito sobre os molhos clássicos e criou um belíssimo velouté de tucupi. Acredito que com criatividade aplicada da forma correta, o cozinheiro é capaz de, a partir do tradicional, criar algo totalmente novo. Para isso, é necessário um amplo conhecimento da cozinha tradicional. Sem conhecer técnicas tradicionais, dificilmente se tem uma criação bem-sucedida”, afirmou.
 
A oportunidade de repassar o conhecimento universitário para o grupo de tapioquieras afeta diretamente centenas de clientes. “A UNAMA abriu as suas portas para capacitar um grupo de pessoas que faz parte da nossa cultura alimentar. A tapioca de Mosqueiro é praticamente um patrimônio imaterial nosso, só lhe falta o rigor do título que se aprofunda na humanização do trabalho oferecido. Isso mostra o porquê que a UNAMA é referência em ensino, pesquisa, extensão e também em responsabilidade social na região”, pontuou Diego Ventura. 
 

Comentários