Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


UNAMA lança projeto colaborativo "Geladeiras Literárias"​​

Trata-se da reforma de geladeiras, de maneira colaborativa, a fim de torná-las estantes de livros a serem doadas para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro da Guanabara​
Assessoria de Comunicação Por: 18/03/2024 - 13:37
Por Rayanne Bulhões
 
A UNAMA - Universidade da Amazônia iniciou, no último sábado (16), a primeira fase do projeto Geladeiras Literárias. Trata-se da reforma colaborativa de geladeiras a fim de torná-las estantes de livros a serem doadas para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro da Guanabara. A programação aconteceu no campus Ananindeua e contou com a participação de 25 alunos e professores da Instituição de Ensino.
 
A atividade foi idealizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo e pelo Núcleo de Responsabilidade social da UNAMA como parte dos Projetos do "Ser Leitor" e do "Dia da Terra". Neste primeiro momento, 30 crianças e adolescentes ligadas ao CRAS Guanabara e Santana do Aurá, de 10 a 15 anos, participaram de uma oficina de desenhos criativos com foco em elementos amazônicos e marajoaras. A próxima etapa vai acontecer no dia 20 de abril, e vai levar as geladeiras ao Centro de Referência e colocar em prática o que foi desenvolvido na UNAMA.
 
Segundo o professor Kenny Nogueira, coordenador de Arquitetura e Urbanismo, da UNAMA Ananindeua, o foco da ação é unir arte e literatura. "Nós já tínhamos duas geladeiras aqui na unidade e resolvemos reformar e adaptar para a atividade. No primeiro momento, foi ensinada a técnica de pintura e o trabalho da ilustração para que, no segundo, os alunos possam auxiliar as próprias crianças a fazerem as pinturas desses objetos. É uma ação importante para os acadêmicos entenderem a importância da responsabilidade social e manter uma boa relação da comunidade com o curso", disse o gestor.
 
Para a coordenadora de Responsabilidade Social da UNAMA, Pamela de Almeida, esta ação garante o fortalecimento da leitura e o papel social da universidade com a comunidade. "Nós temos um compromisso importante de oportunizar educação e orientação à sociedade. Esse projeto veio somar no que acreditamos a favor da transformação social, sobretudo de crianças e jovens do Pará", enfatiza a gestora.

Comentários