Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


UNAMA instala protótipo tecnológico em espaço do Ideflor-Bio

O dispositivo mostra informações sobre o estado, como destinos turísticos, sem a necessidade de conexão com a internet
Assessoria de Comunicação Por: 19/02/2024 - 16:00
Por Rayanne Bulhões
 
A UNAMA - Universidade da Amazônia firmou um termo de cooperação técnica com Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). A universidade instalou o protótipo, que disponibiliza informações sobre o estado, como destinos turísticos, sem a necessidade de conexão da internet. O primeiro equipamento foi colocado no Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém.
 
O equipamento foi chamado de S.A.N.D.R.O. (Serviço Autônomo de Apoio à Formação Não Presencial Destinado à População Ribeirinha Retroalimentado Através de Contatos Oportunistas). Para acessá-lo, basta que o usuário se conecte à rede aberta "Escarlate" e leia o QR-Code na parte superior do protótipo. A iniciativa visa facilitar a interação e integração do visitante com o local.
 
De acordo com o idealizador do projeto, o professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da UNAMA, Mauro Margalho Coutinho, o protótipo surgiu como proposta de resolver um problema agravado durante a pandemia de Covid-19, como a falta de aula devido à baixa conexão com os dados móveis. "O dispositivo poderá, caso ocorra nova situação desse tipo, ser usado pela comunidade ribeirinha para o provimento de educação a distância, sem precisar de conectividade com a internet", destaca o pesquisador.  
 
A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, esteve presente na assinatura do documento e falou do sentimento em firmar esta parceria. "Esse é um novo percurso para inclusão e acesso para todos. Feliz em poder participar dessa parceria quando nossa Instituição completa 50 anos de excelência em ensino, pesquisa e extensão. É o início de uma parceria que, tenho certeza, será de muitos anos de contribuições de forma efetiva para a vida das pessoas. Aliás, essa é a missão de uma universidade na Amazônia: desenvolver a região, preservar o meio ambiente, mas com sustentabilidade e, claro, levando conhecimento para a população”, enfatizou.
 
O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, reiterou a união do trabalho acadêmico e de gestão ambiental feito pelo Instituto para que o resultado seja benéfico para a população. “Nós estamos assinando essa parceria para possibilitar a utilização de resultados de pesquisa da UNAMA, de testes, de equipamentos, de aplicativos, de dispositivos, desenvolver panorama das nossas Unidades de conservação, a começar pelo Parque Estadual do Utinga, para juntarmos informações e disponibilizá-las para a população, de modo a socializar o conhecimento para todos. Começando um trabalho dessa forma, pretendemos avançar para outras unidades”, afirmou.  
 
Com informações da assessoria do Ideflor-Bio.
 

Comentários