Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA incentiva proteção de animais marinhos

Sinalizações foram doadas para a demarcação de ninhos de tartarugas e de gaivotas, encontrados na praia do Atalaia, em Salinópolis
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 26/07/2021 - 16:03 - Atualizado em: 26/07/2021 - 16:05
A iniciativa foi possível após parceria entre a UNAMA Parque Shopping e a Secretaria Municipal de Salinópolis
Placas sinalizadoras foram doadas pela UNAMA - Universidade da Amazônia para a proteção e rastreio de ninhos de animais marinhos. Ao todo, são cinco unidades instaladas na Praia do Atalaia, em Salinópolis, no nordeste paraense. Os ovos foram encontrados pela população local, em uma área afastada na divisa com a Praia da Sofia. Até o momento, os ovos rastreados são de tartarugas-pentes, espécie ameaçada de extinção, além ovos de gaviotas, ambas predominantes no litoral nordestino.
 
A parceria e a entrega das placas para a Secretaria Municipal de Salinópolis (Semma) foram organizadas pela UNAMA Parque Shopping, por meio do Núcleo de Responsabilidade Social. Não é a primeira vez que a praia do Atalaia serve de local de desova dessas espécies. A eclosão dos ovos geralmente ocorre no período da noite e os filhotes se direcionam ao mar. Pesquisadores ligados à Semma estudam como o Pará entrou na rota desses animais.
 
A ideia, segundo o diretor da UNAMA Parque Shopping, Dirceu Costa, é evitar que a população se aproxime dos ovos. "Essa foi uma união de forças. Iniciativa pública, privada e não governamental  na tentativa de promover proteção desses ninhos. A UNAMA, enquanto instituição socialmente responsável, entende essa necessidade. Nós confeccionamos e implantamos os sinalizadores em locais estratégicos que chamam a atenção para o cuidado", disse o gestor.
 
Só em Salinas, foram rastreadas outras quatro espécies em julho deste ano. Alguns filhotes já nasceram e estão sob responsabilidade de órgãos ambientais municipais. De acordo com a coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da UNAMA Parque Shopping, Lilian Ximenes, essa é mais uma ação ambiental para o legado da Universidade.  "Sabemos que a circulação de pessoas na praia movimenta economicamente o município de Salinópolis, entretanto é de extrema importância a implantação de estratégias que assegurem a vida e o bem estar dos filhotes de ambas as espécies, contribuindo para a preservação ambiental", finaliza.

Comentários