Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA forma primeira turma de Doutorado em Administração da região Norte

A cerimônia de diplomação será nesta terça-feira (18), no auditório David Mufarrej
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 17/12/2018 - 15:05
Ilustração mostra um homem utilizando um capelo
Três turmas de doutorado ainda estão em andamento no Programa
A busca por um conhecimento científico a partir de muita dedicação e pesquisa são características de quem cursa uma pós-graduação. Quando se fala em Doutorado os estudos se aprofundam e os caminhos para seguir a carreira acadêmica aumentam. É sob esta premissa que a primeira turma do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da UNAMA – Universidade da Amazônia conclui esta etapa. A cerimônia de diplomação será nesta terça-feira (18), às 19h, no auditório David Mufarrej do campus Alcindo Cacela.
 
O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) é focado em gerar conhecimentos e formar pessoas em alto nível para atuar em qualquer tipo de organização (privada, pública e do terceiro setor), seja na própria região ou qualquer outra parte do Brasil e do mundo, como explica o coordenador do PPAD, Mário Vasconcellos. “Os pesquisadores do Programa buscam sempre debater o que há de mais atual no contexto da Ciência Administrativa nos âmbitos local, nacional e internacional. Isto está refletido nas pesquisas, publicações e intercâmbios científicos dos docentes que formam o Doutorado”, declarou.
 
Três turmas de doutorado ainda estão em andamento no Programa e um edital público para formação de turma em 2019. A expectativa é que nos próximos quatro anos tenham sido formados pelo menos 50 doutores.  “A formação de doutores significa um avanço enorme para a área na região amazônica. Colocaremos à disposição da sociedade profissionais para atuarem nos diversos tipos de organizações regionais e, assim, contribuírem significativamente para o desenvolvimento do estado e região. Em termos internos, o PPAD já tem seguido rumo à consolidação de suas redes nacionais e internacionais de pesquisa e a qualificação cada vez maior de seus estudos e publicações”, afirmou o professor Mário Vasconcellos.
 
O Norte do Brasil é a área que possui o menor número de doutores de todo o país e é, ainda, a região que possui o menor número de programas de pós-graduação stricto sensu, em especial com o nível de doutorado, segundo Vasconcellos. Para ele, formar doutores em qualquer área do conhecimento na região já é um grande desafio e conquista. “Em termos específicos, a UNAMA é a universidade que possui o único programa de pós-graduação em Administração que contempla doutorado na área em toda a região norte do Brasil. Assim, essa primeira turma representa o pioneirismo que a Universidade protagoniza na produção de conhecimento no âmbito da ciência administrativa na e para a região. Acreditamos que os novos titulados estão aptos a realizar novas investigações científicas para responder aos desafios e problemas complexos que a todo tempo emergem no campo das organizações e de seus negócios”, concluiu o professor.

Comentários