Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


UNAMA firma acordo com TJ para amparar vítimas de violência

O projeto é gerenciado pelo Poder Judiciário do Pará e ofertará atendimento especializado, com tratamentos psicológicos e orientação jurídica
Assessoria de Comunicação Por: 08/04/2024 - 13:55
Por Rayanne Bulhões
 
A UNAMA - Universidade da Amazônia firmou um acordo com o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) para amparar vítimas de crimes e atos infracionais. A Solenidade ocorreu nesta terça-feira (26), no prédio-sede do Poder Judiciário do Pará, e contou com a participação da presidente do órgão, a desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, e outros gestores institucionais.
 
O Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica 029/2023 visa desenvolver ações de informação, atendimento especializado e orientação jurídica. A reitora da UNAMA Betânia Fidalgo falou sobre a importância de uma instituição de educação privada cumprir sua função social. “Todos nós temos a obrigação de devolver à sociedade tudo aquilo que recebemos. Este é um dos momentos em que uma instituição privada diz por que precisa mostrar seus serviços de pesquisa e de extensão para a sociedade. O que colocamos diariamente em nossos cursos é pensar sobre a população, sobre a vida na Amazônia, e vem o TJPA dizer que é importante pensar na vítima, que é importante levar a ciência, o conhecimento, para que esta vítima da sociedade possa ser acolhida”, disse.
 
A presidente do TJPA enfatizou a grande procura de vítimas mulheres pelos serviços de acolhimento, bem como a importância da existência de um mecanismo de proteção a elas. “Hoje, nós temos uma lei forte, com instrumentos fortes e, assim, chegamos ao nosso termo de acordo de cooperação técnica para as vítimas. Fiquei muito feliz com esta adesão. O Judiciário era visto apenas como um poder que cuidava de jurisdição, de processos, de condenação, e, hoje, vemos o TJPA como um poder que tem esta função social”, disse.
 
Sobre o trabalho da UNAMA
 
A partir deste acordo, a UNAMA entrará com apoio às vítimas e promoção de ações que envolvem diversos cursos como Direito, Psicologia e Serviço Social. O foco é acolher e garantir assistência jurídica, psicológica, odontológica e social, de forma gratuita.
 
Texto com informações da Assessoria de Comunicação do TJ.

Comentários