Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA é homenageada na Câmara Municipal de Belém

O professor Rômulo Silva Pinheiro e o universitário Walter Paes Monteiro Júnior receberam a medalha pela criação do site Desaparecidos
Assessoria de Comunicação Por: 15/06/2018 - 10:07 - Atualizado em: 25/06/2018 - 08:32
Imagem mostra homenageados
Criação do site Desaparecidos rendeu homenagem
Por Camille Nascimento
 
Na última quarta-feira (13), o coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade da Amazônia - UNAMA e do Laboratório de Aplicações Computacionais da Amazônia (LACA/UNAMA), Rômulo Silva Pinheiro, junto ao universitário Walter Paes Monteiro Júnior, receberam a medalha “Vereador Clodomir Grande Colino", da Câmara Municipal de Belém, pelo reconhecimento da criação do site "Desaparecidos". Entre as autoridades parlamentares estavam o deputado estadual Sidney Rosa e o vereador Joaquim Campos
 
Lançado em novembro de 2017, como plataforma gratuita, o site “Desaparecidos” surgiu da parceria entre aluno e professor, com o objetivo de mudar a realidade sobre casos de desaparecidos no Brasil, pois, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança, cerca de 190 pessoas desaparecem por dia no país. “Nossa proposta foi tornar o acesso bem interativo, permitindo a localização de qualquer pessoa no planeta. O ponto alto da plataforma é o campo do endereço, já que quando é preenchido, a ferramenta do Google Maps marca exatamente o local onde a pessoa foi vista pela ultima vez”, destaca o coordenador Rômulo Pinheiro.
 
A popularidade do site rendeu a indicação feita pelo vereador delegado Nilton Neves (PSL), para a concessão da medalha “Vereador Clodomir Grande Colino”, honraria que tem como objetivo prestigiar Instituições de Ensino Superior (IES) que são destaques na educação da capital paraense. A medalha conferida de acordo com a resolução nº 25, de 27 de outubro 1993, prevê que a instituição deve ser indicada por um vereador e ter a maioria dos votos da Câmara. Para o professor Rômulo Pinheiro, é um reconhecimento. “Eu estou muito feliz por esta premiação. É um trabalho conjunto e em prol da comunidade que leva o nosso conhecimento para além dos muros da universidade”, reforça o professor.
 
Para o aluno do terceiro período do curso de Ciência da Computação, Walter Paes Monteiro Júnior, participar do projeto foi uma experiência enriquecedora.“Foi um trabalho que me trouxe grande conhecimento profissional, mas também uma experiência como ser humano, pois, a principal causa é ajudar famílias que sofrem com o desaparecimento de seus entes”, finaliza.
 

Comentários