Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


UNAMA e Fórum Landi firmam parceria

O principal objetivo é tratar e catalogar o acervo do poeta paraense Dalcídio Jurandir
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 07/12/2018 - 11:30
Imagem mostra parceria sendo firmada
A assinatura do protocolo entre UNAMA e Fórum Landi, foi formalizada nesta última quinta-feira (6)
A UNAMA - Universidade da Amazônia e o Fórum Landi, projeto dedicado à revitalização do Centro Histórico de Belém, assinaram uma parceria que dará oportunidades de pesquisas aos alunos dos cursos do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGLC), cursos de Letras e História. A assinatura do protocolo entre UNAMA e Fórum Landi, foi formalizada nesta última quinta-feira (6), na biblioteca central do Campus Alcindo Cacela.
 
A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, falou aos professores e alunos envolvidos a importância da parceria. “Será uma honra poder colaborar com este trabalho tão importante para o incentivo à pesquisa e conhecimento, que faz parte da nossa história como sociedade paraense. Temos certeza que teremos grandes resultados a partir dessa formalização”, afirmou.
 
O evento de formalização do protocolo contou com a presença de todos os nossos parceiros e cursos envolvidos: PPGCLC, Letras e História. O principal objetivo será de higienizar, tratar e catalogar o acervo de Dalcídio Jurandir, doado pela família do intelectual, para, depois disto, disponibilizar à comunidade o que deve acontecer, em sua primeira instância em programação pensada com a UNAMA, UFPA e UEPA. A partir de fevereiro de 2019 já será lançado um edital de seleção de bolsistas para as atividades.
 
Os alunos de Letras e História trabalharão na área de preservação e na catalogação e pesquisa do acervo, tanto na linha literária quanto histórica. Parte do material que já está catalogado, com exceção das obras de Dalcídio Jurandir, já estiveram à disposição de alguns dos orientandos do Programa de mestrado e doutorado de Comunicação e também do grupo de pesquisa Academia do Peixe Frito.
 
De acordo com o professor que está à frente da parceria, Paulo Nunes, os alunos tiveram acesso ao acervo de revista modernistas da biblioteca de Clóvis Moraes Rego. “Professora Betânia, nossa reitora, o coordenador do PPGCLC, professor Edgar Chagas, e a pró-reitora de Extensão, professora Ana Maria, estão, junto com os professores Roberta, Veridiana e Diego (Letras e História, respectivamente), preparando um protocolo de intenções com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, onde está abrigado o Fórum Landi. O acervo de livros e periódicos é riquíssimo, vasto, e tem muito material para pesquisas por mais de 50 anos ininterruptos”, falou.
 
 

Comentários