Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA concede título Honoris Causa para jurista e filósofo

A homenagem reconhece o serviço de Octávio Avertano Rocha prestado à sociedade paraense
Assessoria de Comunicação Por: 17/04/2023 - 10:41
O encontro será presidido pela reitora da UNAMA e contará com participação da comunidade acadêmica e autoridades convidadas
O encontro será presidido pela reitora da UNAMA e contará com participação da comunidade acadêmica e autoridades convidadas

Por Rayanne Bulhões

A UNAMA - Universidade da Amazônia realizará, na próxima terça-feira (18), a cerimônia de outorga que vai conceder título de Doutor Honoris Causa. A honraria será entregue ao jurista, filósofo e professor Octávio Avertano de Macedo Barreto da Rocha. A sessão solene inicia às 19h, no auditório David Mufarrej, no campus Alcindo Cacela.  

O encontro será presidido pela reitora da UNAMA e contará com a participação da comunidade acadêmica e autoridades convidadas. O nome do homenageado para honraria foi escolhido por professores da graduação e do mestrado em Direito fundamentais da UNAMA, via Conselho Universitário da instituição. Houve uma análise minuciosa da trajetória profissional do agraciado e durante a cerimônia, serão entregues o diploma e a medalha.

A reitora da UNAMA, Maria Betânia Fidalgo Arroyo, explica a importância dessa titulação. "O Doutor Honoris Causa é uma homenagem concedida a profissionais e autoridades que ofereceram contribuições significativas para a coletividade. É uma honraria entregue somente por universidades. E dessa vez, o professor Octávio Avertano Rocha será agraciado pela influência e dedicação ao jurídico e ao saber", afirmou.

Sobre o homenageado

Octávio Avertano Rocha é escritor, professor, advogado, filósofo, economista e jornalista. Tem 88 anos e é membro ativo da Academia Paraense de Letras (APL) e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). Sua trajetória também foi marcada pela vida acadêmica dedicando-se ao direito, à economia e à filosofia, suas três formações.

Outras titulações

Além do professor Octávio Avertano Rocha, outras personalidades já receberam a titulação da UNAMA. Entre eles, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo de Moura Ribeiro, o professor Arnaldo Niskier e o Desembargador Milton Augusto de Brito Nobre.

Comentários