Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA assina acordo com Secretaria de Turismo

O termo prevê o estabelecimento de parceria para viabilização de cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as instituições
Assessoria de Comunicação Por: Camille Nascimento 07/06/2018 - 10:07
Imagem mostra quatro pessoas em pé
Parceria vai impulsionar a produção científica e prática dos cursos da Instituição de Ensino Superior
Na manhã da última quarta-feira (30), foi assinado termo de acordo de cooperação técnica entre a Universidade da Amazônia (UNAMA) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O documento estabelece uma parceria para viabilização de cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as instituições, visando o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em áreas de interesse comum das organizações partícipes e o fomento e execução de programas, projetos, estudos e serviços técnicos de forma integrada.
 
Na ocasião, estiveram presentes a vice-reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Wagner Muniz, o secretário de Estado de Turismo, Ciro Souza Goes, o diretor da Setur Álvaro do Espírito Santo, além de parte do corpo docente da Universidade, dos cursos de Gastronomia e Nutrição. Segundo Fidalgo, esta parceria vai impulsionar a produção científica e prática dos cursos da Instituição de Ensino Superior (IES). “É a oportunidade que temos de levar a Gastronomia, a Moda, a Estética, o Design de Interiores, entre outros, à sociedade, que vai usufruir de tudo o que é produzido por nós, de forma mais efetiva. É um dia muito feliz para a UNAMA, porque está trazendo o apoio do Estado à nossa Universidade”, celebrou.
 
O Secretário Ciro Souza Goes enfatizou a importância de se promover o turismo no Pará, destacando o papel da IES. “Nós temos que estimular cada vez mais a capacitação dos profissionais que vão atuar em áreas que se relacionam diretamente com o turismo, a exemplo da Gastronomia. Queremos estar presentes na qualificação destes universitários”, afirmou. 
 
A relação entre a Gastronomia e o Turismo tem se destacado no mercado. Pode-se observar, por exemplo, o crescimento de pessoas que investem capital para participar de festivais gastronômicos mundo afora. Portanto, formar profissionais nesta área tem sido de extrema importância para a UNAMA. “Entendo que nós mudamos a história da Gastronomia no Pará, porque já formamos nove turmas e são profissionais que já atuam no mercado de trabalho, com qualificação. É necessário um árduo trabalho para compreender o que está ciência denominada Gastronomia. E esse curso não estaria se solidificando sem o apoio da Secretaria e do governo do Estado”, avaliou Fidalgo.

Comentários