Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA assina acordo com BioTec-Amazônia durante Fórum

IES discutem ações pertencentes ao Fórum das Instituições de educação Superior e Pesquisa do Pará
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 09/05/2018 - 10:10
Imagem mostra reunião do Fórum
Fórum também teve discussões sobre desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação
A Universidade da Amazônia (UNAMA) assinou um termo de cooperação técnica com a organização Social BioTec-Amazônia durante reunião com instituições de Pesquisa e Ensino correspondentes ao Fórum das Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará, na Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, na última segunda-feira (7). Além da assinatura, a reunião discutiu ações sobre o Fórum que promove soluções conjuntas para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação na região. Ao todo 11 instituições públicas e privadas participam do grupo.
 
Outras instituições assinaram o termo: a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em Belém. A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Universidade do Estado do Pará (Uepa). O termo propõe apoio na criação e no fortalecimento de ambientes de inovação nas regiões de integração do Estado do Pará. Enquanto espaços destinados a dar suporte científico-tecnológico necessário às cadeias produtivas, consideradas estratégicas no Programa BioPará, as entidades parceiras da BioTec-Amazônia serão estratégicas nos setores de alimentos, nutracêuticos, fitofármacos, cosméticos, produtos florestais e agrícolas, pesca e aquicultura.
 
De acordo com a professora e vice-reitora da Universidade da Amazônia - UNAMA, Betânia Fidalgo, o acordo trará muito benefícios não só entre as instituições, mas para toda a sociedade. “É uma grande satisfação fazer parte de um grande trabalho de pesquisa para que toda a comunidade possa ter mais acesso à pesquisa e informação, levando, ainda, uma maneira de beneficiar e melhorar a vida de todos”, afirmou.
 
Durante a reunião foi assinado um termo cooperação técnica com a BioTec-Amazônia, organização social, vinculada ao Governo do Estado do Pará para promover o uso sustentável da biodiversidade estadual e regional. Ao assinar o Termo de Cooperação Técnica, as partes estabelecem parcerias para a viabilização de cooperação técnico-científica para o desenvolvimento de atividades de interesse comum das instituições e a execução de projetos, estudos e pesquisas, com foco nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e bionegócios.
 
A reunião foi conduzida pelo Presidente do Fórum, Sérgio Mendes, vice-reitor do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa). Esteve presente a vice-reitora da UNAMA, Professora Betânia Fidalgo, o reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Professor Marcel Botelho; o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Emmanuel Tourinho; o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), professor Rubens Cardoso; o presidente da BioTec-Amazônia, professor José Seixas Lourenço; o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri; e representantes do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), do Instituto Federal do Pará (IFPA) e do Instituto Evandro Chagas (IEC).

Comentários