Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNAMA abre duas exposições gratuitas na Galeria de Arte

"Tocar o céu, lamber a cidade", de Beatriz Paiva e Melissa Barbery, e "1 uns 2 dois cheio, Vazio", de Tadeu Lobato, são as obras exibidas
Assessoria de Comunicação Por: 11/09/2023 - 15:03

Por: Rayanne Bulhões

Até o dia 13 de outubro, a UNAMA - Universidade da Amazônia, por meio da Galeria de Arte Graça Landeira do Museu de Arte UNAMA, exibe as exposições "Tocar o céu, lamber a cidade", das artistas Beatriz Paiva e Melissa Barbery, e "1 uns 2 dois cheio, Vazio", de Tadeu Lobato. O público pode visitar as obras das 14h às 18h, de segunda a sexta, no campus Alcindo Cacela. A entrada é gratuita.

A programação dá início ao calendário do segundo semestre das atividades culturais e artísticas da UNAMA, que é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC), em parceria com a graduação de Artes Visuais. São mais de 30 obras espalhadas pela galeria, mesclando a estética urbana, pinturas e desenhos sobre a mulher negra, além de vídeos sobre a tridimensionalidade de objetos e a dualidade entre o amor e a dor.

Esta é uma ação pensada por meio do grupo de pesquisa Arte, Imagem e Cultura, sob coordenação e curadoria dos professores e artistas Jorge Eiró e Mariano Klautau Filho. "São três gerações de artistas em um encontro instigante de poéticas e suportes, no qual pintura, vídeo, paisagem sonora, lambe, desenho, objeto e intervenções estarão ao mesmo tempo em diálogo e confronto", explica o professor Mariano Klautau Filho.

Sobre os artistas e as obras

Beatriz Paiva e Melissa Barbery

Ambas as artistas são egressas do curso de Artes Visuais da Universidade da Amazônia. Beatriz tem marcado a cena recente da cidade com a linguagem dos lambes em intervenções urbanas, desenhos e pinturas sobre materiais alternativos, como papelão. Os personagens se originam da comunidade negra e do círculo afetivo da artista. Os trabalhos partem de narrativas do cotidiano familiar ou da vida de rua, acentuados pelo colorido gráfico das roupas, pelas fisionomias e pelos gestos com uma forte estética do grafite. São retratos e cenas que podem tanto representar estados de leveza quanto, algumas vezes, assumir tons melancólicos e introspectivos, embora sempre exaltando uma força especial na representação feminina da mulher negra.

Melissa Barbery trabalha com mídias em vídeo, objetos e instalações, nas quais a representação da afetividade, do amor e da dor são tratados com certa ironia e elegância - norteadas pelo design, uma de suas atividades como profissional. Ambas são poéticas, mas se diferenciam nas técnicas e suportes. Juntas pelo signo das ruas e da liberdade. Se aproximam potencialmente na ousadia em ocupar espaços, reivindicar identidades e construir narrativas que vão do lugar íntimo das relações afetivas e familiares aos corpos na paisagem social.

Tadeu Lobato

Tadeu Lobato é artista desde 1980. Trouxe uma proposta de campo tridimensional que permite que as obras sejam experimentadas. O conceito é nomeado pelo artista como objeto móvel instalável, uma dinâmica performativa que pode colocar todas as obras, sejam pinturas, gravuras, desenhos ou objetos, em constante movimento de ressignificação.

Serviço: 

TOCAR O CÉU, LAMBER A CIDADE – Individual conjunta de Beatriz Paiva e Melissa Barbery
Local: Museu de Arte da Universidade da Amazônia - Galeria Graça Landeira
1 UNS 2 DOIS CHEIO, VAZIO - Instalação de Tadeu Lobato
Local: Museu de Arte da Universidade da Amazônia – Sala Multiuso da Galeria Graça Landeira
Endereço: Avenida Alcindo Cancela, 287
Horário de visitação: das 14h às 18h, de segunda a sexta.

Comentários