Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Tríduo Pascal: tradição católica e fé de sexta a domingo

Para os católicos, este é um dos momentos mais importantes do ano. Confira algumas das tradições deste período
Por: Paula Brasileiro 14/04/2017 - 08:00 - Atualizado em: 17/04/2017 - 09:06
Da Sexta Santa ao Domingo de Páscoa, a tradição católica é repleta de rituais
Da Sexta Santa ao Domingo de Páscoa, a tradição católica é repleta de rituais

A Sexta-feira Santa, ou Sexta da Paixão, é uma data importante para os católicos. Este é o dia para relembrar o julgamento, martírio e crucificação de Jesus. Tradicionalmente, é o momento em que os fiéis adoram ao Cristo crucificado, realizam leituras da Bíblia e a comunhão eucarística. Também não é permitido consumir carne vermelha durante este dia, como forma de sacrifício pela morte de Cristo.

Em Belém, inúmeros católicos tomam as ruas da cidade para professar sua fé na Sexta-feira da Paixão em procissões além de frequentar as missas nas igrejas. Integrando um ritual que se inicia cinco dias antes, no Domingo de Ramos - com eventos como a Procissão de Ramos; confissões (na segunda) e cultos; a Procissão da Fuga do Senhor (na quarta) e as missas da Crisma; com a Benção dos Óleos e da Ceia do Senhor (na quinta) - a sexta é reservada para as procissões do Senhor dos Passos e do Senhor Morto.

A celebração entra, então, no que a Igreja Católica chama de Tríduo Pascal, período de três dias que antecedem o Domingo de Páscoa - quando é celebrada a ressurreição de Cristo. No dia seguinte, sábado, acontece a Vigília de Páscoa e, encerrando as celebrações, no domingo, a Santa Missa - realizada, geralmente, em três horários diferentes, na Catedral da Sé.

Arte

Dentre as tradições deste período do ano, está a encenação desta passagem da Bíblia no teatro. O espetáculo A Paixão de Cristo narra os últimos dias de Cristo, até o momento de sua ressurreição, e é encenado em diversas cidades do país. Em Belém, o Grupo de Teatro e Dança Renascer, da Paróquia Capuchinhos, apresenta o espetáculo na sexta-feira Santa. O grupo conta as últimas horas de Jesus entre a igreja matriz e a quadra paroquial - no Bairro Guamá - simulando a Via-Sacra com elementos imagéticos contemporâneos na dramaturgia. O grupo promete emocionar o público.  


E você, costuma celebrar a Páscoa? Compartilhe conosco como são as tradições da sua família.

 

Comentários