Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Técnólogo em Radiologia: um dos cursos mais promissores do mercado

Você sabe o que este profissional faz? Descubra aqui porque esta é uma das profissões mais promissoras do mercado de trabalho
Por: Taísa Silveira 06/02/2017 - 16:32 - Atualizado em: 08/02/2017 - 09:46
Tecnólogo em radiologia
O tecnólogo em radiologia tem alta procura no mercado de trabalho
A formação em tecnólogo em radiologia é um curso de nível superior com duração de três anos, podendo estender-se por mais um, dando a possibilidade ao profissional formado na área de cursar mestrado e doutorado.
 
 
O tecnólogo em radiologia está apto para realizar tanto diagnósticos clínicos quanto radiodiagnóstico industrial, apesar de sua demanda ainda ser majoritariamente para a área médica. Segundo o coordenador do curso da UNAMA, Dirceu Santos, durante o curso o aluno tem contato com uma diversidade de matérias que permite uma formação completa na área. “Os alunos têm matérias de tomografia, ressonância magnética, radioterapia e pet-scan,um dos aparelhos mais modernos na área de diagnóstico” afirma.
 
Para atender a crescente demanda de profissionais qualificados, a formação dos alunos deve ser extremamente qualificada. “Aqui na UNAMA nós temos laboratórios muito modernos, como por exemplo o laboratório de processos químicos e imagem e de suporte a vida, em que o aluno pode entrar em contato com os procedimentos de primeiros socorros durante exames que envolvam contraste”.
 
Outro ponto importante além de uma grade curricular que permita aos alunos prepararem-se melhor para o mercado de trabalho, são as possibilidades de estágio na área. “No curso da UNAMA os alunos contam com vagas de estágio nos melhores hospitais da região, graças aos convênios que temos” afirma o professor.
 
Além da infraestrutura, Dirceu destaca quais áreas são as mais promissoras do mercado. “O dosimetrista que é o profissional responsável por fazer os cálculos do nível de exposição ao tratamento de radioterapia e o operador de pet-scan tem alto índice de procura pelo mercado”. Os salários base para um tecnólogo em radiologia também são muito atrativos, podendo chegar a 8 mil reais para aqueles com formações de mestrado e doutorado. “O salário base é de R$ 2.400 reais por 20 horas semanais de trabalho, mas os maiores salários estão com os que estão mais capacitados e foram além da graduação, procuraram se especializar” conclui.
 
Portanto, se você está pensando em fazer o curso de tecnólogo em radiologia, saiba que também pode fazer mestrado e doutorado e agregar mais conhecimento e prática à sua formação.
 
Gostou da matéria? Comente aqui!

Comentários