Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Subprocuradora Raquel Dodge é destaque do 2º dia de Congresso de Direito

A programação aconteceu no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém
Assessoria de Comunicação Por: 10/11/2023 - 11:28 - Atualizado em: 16/11/2023 - 11:36

Por Rayanne Bulhões

O segundo dia de programação do II Congresso Nacional de Processo, Constituição e Tecnologia, da UNAMA - Universidade da Amazônia foi marcado pela presença de grandes conferencistas de renome estadual e nacional. O destaque da manhã foi a participação da subprocuradora-geral da República, Rachel Dodge, que falou sobre a atuação do Ministério Público em Defesa dos Direitos e Garantias das Mulheres. A programação aconteceu no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

Além do olhar para os problemas sociais locais por gênero, a jurista destacou os desafios enfrentados pela região amazônica, como as ações urgentes para a crise climática. "Faço um apelo para que as políticas públicas sejam abrangentes e não deixem os mais vulneráveis de fora. Enfatizo a necessidade de um conceito mais robusto de justiça climática, dada a magnitude dos eventos climáticos recentes e a insuficiência das normas e políticas públicas existentes para mitigar os impactos das emissões de gases de efeito estufa", disse.

Ao longo do dia, o evento discutiu outros temas importantes, como cybersegurança, trabalho escravo e processos jurídicos virtuais, além de melhorias no sistema penal - em relação às punições em prisões cautelares. Pela tarde, o encontro contou com a conferência do jornalista da Rede Globo, Valmir Salaro, falando sobre "Investigação Criminal e Direitos Humanos: Reflexões sobre o caso da 'Escola Base'".

Em discurso, Valmir falou sobre as sombras desse passado, o quanto o jornalismo ficou criterioso a partir desse caso, o avanço das fake news e os dois prêmios vencidos pelo documentário do caso da Escola Base: o Wladimir Herzog e o da Associação de Críticos de Arte.

Até sábado (11), o II Congresso Nacional de Processo, Constituição e Tecnologia teve 19 conferências, em dois auditórios simultâneos, com 31 conferencistas convidados. O evento superou a expectativa, com a presença de cerca de 2 mil acadêmicos do estado.

Comentários