Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


Simulação realística treina socorristas para o Círio 2023

Programação é uma parceria da UNAMA, unidade Parque Shopping, com a Cruz Vermelha Brasileira
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 26/09/2023 - 09:51
A UNAMA - Universidade da Amazônia, unidade Parque Shopping, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, vai realizar, no dia 30 de setembro, uma simulação realística com foco para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2023. Voluntários farão uma prática sobre os principais casos que necessitam de atendimentos durante a maior procissão religiosa da América Latina. São esperadas cerca de mil pessoas no estacionamento G2 do Parque Shopping. 
 
Os acadêmicos da UNAMA, de diversas áreas da saúde, e outros voluntários estão recebendo treinamento desde julho na unidade, sempre aos sábados e domingos. A ideia é que as equipes tenham noção sobre o que fazer para ajudar em casos de intercorrências médicas durante as procissões, entre elas a Transladação, sábado à noite (06), e a principal romaria, no domingo pela manhã (07), com uma expectativa de 2 milhões de pessoas reunidas. 
 
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da UNAMA, Thamyris Rodrigues, vão ser simulados desde os problemas com romeiros da corda, situação de evacuação, desmaios, entre outros casos. “A ideia é que possamos dar mais noção, principalmente aos integrantes que vão pela primeira vez realizar os primeiros socorros no Círio deste ano. É um evento massivo, de múltiplas vítimas, que vai precisar de estratégia, censo de equipe, designação de tarefas e amparo aos romeiros e promesseiros”, disse a gestora. 
 
De acordo com a Cruz Vermelha Brasileira, a simulação terá a duração de três horas de prática, reforçando os tipos de transportes e atendimentos. A novidade deste ano é a mistura de efetivos ligados à Instituição, novatos e o público externo fazendo o papel dos romeiros. Outro destaque da programação será a maquiagem realística, com feridas e fraturas expostas. 

Comentários