Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Segundo dia do Congresso Saúde é marcado por debates sobre o cotidiano profissional

Congressistas conferiram palestras com profissionais renomados de todo o Brasil
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 27/04/2018 - 19:02 - Atualizado em: 30/04/2018 - 10:43

A tarde do segundo dia de palestras do III Congresso Multidisciplinar de Saúde, realizado nesta sexta-feira (27), teve início às 14h, no Hangar Centro de Convenções. Com organização da Universidade da Amazônia (UNAMA), a jornada de atividades do período discutiu temas como “Fisioterapia na incontinência urinária baseada em evidências”, com as fisioterapeutas Carolina Fernandes e Ana Carolina Beleza, “Curativos: desafios e perspectivas no cuidar”, com Margarida Carvalho e Marcelo Mendes e “Epigenética”, com a biomédica Danielle Calcagneo.

A relação médico e paciente foi um dos principais pontos discutidos durante a conferência da psicóloga Rose Nascimento. Para ela, tratar o outro de acordo com as suas individualidades é o primeiro passo para ser um bom profissional. “Práticas básicas, como chegar na hora da consulta, ter compromisso ético e ter domínio dos conhecimentos já causa um conforto para o paciente e traz benefícios psicológicos na hora de tratar determinadas patologias”, afirmou.

Já a alimentação infantil foi o principal tema da conferência sobre “Alimentos Ultraprocessados na infância e impacto na saúde”. De acordo com a nutricionista Paula Leffa, o profissional tem vários desafios. “É um trabalho árduo, que envolve todos os setores em que a criança está envolvida (família, escola, etc.), ao mostrar o que é saudável para a o desenvolvimento como a ingestão de frutas, legumes e verduras”, disse.

Os novos paradigmas da Genética Humana foi o tema do auditório IV do Hangar, proferido pela biomédica Helem Ribeiro. “O ambiente pode influenciar o sistema padrão de produção de proteínas do nosso corpo. Por exemplo, nutrigenoma é o conceito que mostra como os alimentos influenciam na expressão genética, porém os estudos precisam ser validados”, declarou.

A programação do auditório I também contou com palestra sobre “O uso indiscriminado de anabolizantes”, com os professores Sérgio Vale e Kemper dos Santos; “O atendimento das DCNT’s na infância: o cuidado nutricional na hipertensão arterial na infância”, com Julia Valmórbida, Andressa Parente e Maria Fani Dolabela; e “Conversando sobre TEA (transtorno do Espectro do Autismo), com Heloisa Machado, Nathália Araújo e Andrea Farias.

No auditório II as palestras foram sobre  “Futebol: Novas tendências na prática profissional”, com o professor Carlos Dorneles; “Como se tornar Farmacêutico Esteta e os desafios para empreender”, com a professora Nassara Mesquita; e “Controle das dislipidemias um desafio aos profissionais da saúde”, com Ricardo Vieira.

O Congresso seguiu com palestras, no auditório III, sobre Saúde Mental, com o Dr. Mário Machado, a advogada Nachara Palmeira e a psicóloga Arina Lebrego; Novas técnicas de diagnóstico viral, com a professora Rita Quaresma; A contribuição da gastronomia para o cuidado humanizado do paciente, com o professor Bruno Morais; e O cuidar da enfermagem em cardiologia, com as enfermeiras Ana Flávia e Akemi da Costa.

Os “Múltiplos olhares sobre o atendimento infantil”, com a psicóloga Cintia Lavratti e professora Leila Maués; “Dietas da moda e Emagrecimento”, com o nutricionista Gustavo Pimentel; “Resina Compostas Bulk Fill: simplificação e qualidade nos procedimentos restauradores”, com Sandro Loretto e “Apnéia obstrutiva do sono: tratamentos reabilitadores”, com José Thieres, fecharam a programação do auditório IV.

A sala Marajó contou com conferências de “Relacionamento amoroso: teoria e pesquisa”, com a psicóloga Lidia Weber; “Plantão psicológico na contemporaneidade”, com a professora Márcia Tassianari; e “A presença do pensamento psicanalítico no campo da saúde”, com a professora Livia Moretto.

A programação continua neste sábado (28), a partir das 8h, no Hangar – Centro de Convenções.

 

Galeria: 
A conferencista Deniele Calcagneo foi uma das primeiras palestrantes a iniciar do turno da tardeA humanização na Psicologia foi tratada  pela conferencista Rose NascimentoA qualidades da refeições foi o tema proposto por Yamila AlvesA professora da Uninassau Belém, Leila Maués, foi uma das conferencistas a tratar sobre o olhar para o atendimento infantilA palestra da conferencista Carolina Menezes atraiu muitos alunos com o tema "Fisioterapia para Incontinência Urinária"O zelo entre os pacientes na hora do curativo foi tema de palestraA dieta da moda foi tema de palestra do conferencista Gustavo PimentelOs cuidados na saúde básica foi tema de congresso, no Hangar Centro de ConvençõesAlunos atentos à palestra do conferencista Akio Muto, sobre doenças viraisPúblico atento à programação do auditório 1Ao todo, foram organizadas programações em cinco auditórios do Hangar

Comentários