Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Segundo dia do Congresso Multidisciplinar de Saúde é marcado por palestras

Discussões envolvendo temas da Nutrição e Psicologia reuniram diversos especialistas
Assessoria de Comunicação Por: 31/03/2017 - 17:49
palestrante
A programação de ambos os congressos continua a partir das 14h, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia

Estudar as propriedades e benefícios dos frutos regionais da Amazônia foi um dos objetivos da manhã de palestras que abriu o segundo dia do II Congresso Multidisciplinar de Saúde da Universidade da Amazônia (UNAMA). Durante o II Congresso Nacional de Nutrição, foi destacada a importância de frutos como o açaí, castanha-do-Pará e camu-camu para a saúde. Já o II Congresso Nacional de Psicologia continuou sua programação nesta sexta-feira (30) com palestras e mesas-redondas sobre diversos temas importantes da contemporaneidade. Dentre as temáticas abordadas, a mesa-redonda sobre “Psicologia, sofrimento psíquico e Amazônia” teve destaque.

 

A nutricionista Silvia Cozzolino participou da discussão destacando as propriedades da castanha-do-Pará para redução de riscos de doenças”. De acordo com a palestrante, esse é o alimento mais rico em Selênio que se tem conhecimento. “O Selênio é importante para diversas funções do nosso organismo, como o sistema imunológico e defesa antioxidante. Temos observado que uma ingestão adequada do elemento, acompanhado de um estado nutricional adequado, podem ajudar na redução de determinadas doenças. Temos estudado muitos anos o efeito da suplementação do selênio por meio da castanha-do-Pará e temos obtido ótimos resultados”, afirmou.

 

A Mestra em Psicologia Clínica e Cultural, Rosário Travassos, integrou a mesa redonda sobre “Psicologia, sofrimento psíquico e Amazônia”. Ela menciona a problemática da identidade dos índios quando entram em contato com o mundo dos não-índios (brancos), além da falta de acolhimento de serviços das políticas públicas. “Esse assunto é muito interessante por estarmos inseridos na Amazônia e muitas vezes desconhecemos, ignoramos ou relevamos a problemática da doença mental das pessoas da nossa região. O que é importante de perceber é que temos 56 etnias em nossa região que tem características culturas diferentes do não-índio, mas isso não faz com que elas deixem de ser cidadãs e precisam ser atendidas e ouvidas”, explica.

 

A programação de ambos os congressos continua a partir das 14h, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. O II Congresso Multidisciplinar de Saúde segue até o sábado (01). 

Comentários