Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Saiba tudo sobre o curso de letras da UNAMA

O ensino de letras prepara profissionais para o mercado e salas de aula das escolas, de empresas e corporações públicas e privadas.
Por: 10/06/2022 - 09:30

Escrito por Suellen Fernandes

 

Estudar a língua portuguesa não é um desafio fácil, mas para muitas pessoas é apaixonante. A rotina de quem escolhe estudar letras é de muita leitura, reflexão e dedicação. Afinal de contas, requer um esforço cognitivo e físico. 

 

Mais que ensinar português em salas de aula ou escrever, quem faz licenciatura em letras passa por disciplinas que dialogam com humanidades, teoria sobre didática, prática da docência, seminários, artigos e atividades que formam uma pessoa profissional não apenas em uma língua, mas nas reflexões que a língua impõe. 



Ao fazer a graduação em letras, a pessoa vai aprender sobre tecnologia aplicada ao ensino, porque cada vez mais estudantes e professores usam ferramentas com tecnologia para a troca de aprendizado. Quando sai da universidade para o mercado profissional, a pessoa também estará preparada para levar reflexões sobre linguagem, realidade e pensamento, fundamentais para a formação. 

 

A competência para criar textos dos mais diversos tipos e revisar conteúdos na língua de formação também fazem parte da vida desses profissionais. Levar conhecimento por meio do estudo do português, não apenas para escrever corretamente, mas para usar textos como ferramentas de inclusão, diversidade, de representatividade e vínculos. A língua fornece uma dimensão de trabalho que vai além da escrita. 

 

O ensino de letras prepara profissionais para o mercado e salas de aula das escolas, de empresas e corporações públicas e privadas. São pessoas que têm uma visão de mundo ampliada para trabalhar letras em diversos ambientes para além das classes de ensino.

  
Origem - Estudar a história de povos e os primórdios do idioma fazem parte de um ciclo de estudos da licenciatura em letras. 

Variações - Na licenciatura em letras é estudada as diferenças linguísticas de um mesmo idioma para diferentes regiões e povos.

Linguística - A sociedade e sua forma de expressar-se com a linguagem verbal, origem, preconceitos de fala e processos de evolução de línguas fazem parte dos estudos da linguística.

Produção Textual - Embasada em muita leitura, a licenciatura em letras propõe a produção de textos para que estudantes do curso emitam seus conhecimentos sobre uma obra, um estudo e reflexões debatidas em sala de aula. É a dinâmica de absorver e por em prática os conhecimentos com a produção de conteúdos. Podem ser resenhas, artigos, trabalhos em seminários etc.

Semântica - Analisa o significado de palavras e sua origem em um contexto de mudanças sociais e geográficas. 

Se você quer ser especialista na língua e se destacar no mercado de trabalho, conheça o curso de letras em língua portuguesa da UNAMA!

 

Comentários